O projeto de lei que cria o Programa Jovem Agricultor em Santa Catarina foi sancionado pelo Poder Executivo. O projeto é de autoria da deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e tem o objetivo de incentivar e facilitar aos filhos de agricultores a aquisição de maquinário, insumos e implementos agrícolas para iniciarem suas próprias empreitadas. De acordo com a proposta, jovens de 16 anos (se emancipados) ou mais terão direito a crédito facilitado para empreender no campo, evitando o êxodo rural.

Luciane destacou que não tem dúvida que é necessário criar um grande movimento de incentivo para viabilizar as condições necessárias para esses jovens. “Com um poder de recursos, aquisitivo, uma renda, um financiamento, para eles poderem aplicar na sociedade esses conhecimentos e moderniza-lá, isso volta para uma produção maior e volta para romper com essa lógica que tem acontecido nos últimos anos que é o envelhecimento do meio rural”, afirmou a parlamentar em entrevista ao Comando Marconi.

Luciane ressaltou que na quinta-feira (15) encontrará o governador Carlos Moisés para discutir sobre quem será responsável pelo programa, além de critérios, recursos e afins. “Tem uma série de tratativas agora, que após a aprovação da lei nós vamos precisar de uma regulamentação através de decretos, provavelmente, que possam definir melhor o acesso a esse recurso”, completa. O recuso será oriundo do Governo Estadual.

Saiba mais detalhes na entrevista com Luciane Carminatti ao Comando Marconi:

 

Da Redação