O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² contará com atividades para a observação da primeira Lua cheia do ano. Entre esta quarta e sexta-feira, dias 24 a 26, a partir das 20 horas, o público poderá participar de observações gratuitas através dos telescópios disponibilizados na área de lazer. A programação contará, ainda, com sessões no planetário digital, onde será exibido o filme “De Volta à Lua”. As práticas serão orientadas pelos professores que atuam no local.

Considerado por algumas culturas como um momento de renovação e plenitude, o fenômeno natural, frequentemente, inspira contemplação e apreciação, sendo um espetáculo celestial que fascina as pessoas ao longo da história. “Ao participar das atividades, os visitantes se tornam admiradores apaixonados pelas noites estreladas, recuperando o hábito de parar e poder contemplar os astros e toda a beleza do universo”, explicou a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andréia Zomer.

A primeira Lua cheia de 2024 estará mais visível nesta quinta-feira, dia 25. “Ao visitar o nosso Parque Astronômico Municipal, indico que as pessoas visitem, também, a Central de Informações, onde temos uma maquete invertida do sistema solar em escala de tamanho, além de uma exposição de rochas, fósseis e a maior coleção aberta de meteoritos de Santa Catarina. Estamos preparados para receber e encantar a todos”, complementa Andréia.

Programação de férias do Parque Astronômico Municipal

Sessões no planetário digital

  • De segunda-feira a quarta-feira, às 15h e 17h
  • De quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h

Observação nos telescópios

  • De quinta-feira a domingo (caso o céu estiver “limpo”), a partir das 20h

Sobre o Parque Astronômico Municipal

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2022, durante as comemorações alusivas aos 143 anos de Criciúma, e integra um complexo turístico no Morro Cechinel. O local possui elementos voltados à astronomia e possibilita o estudo dos astros, estrelas e constelações.

A estrutura é a única do Brasil a contar com equipamentos espaciais para observação em área pública: foguetes VS-40, sonda espacial II e míssil MAA-1, compostos por peças originais. Os itens foram conquistados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB).

O parque funciona todos os dias da semana, das 9h às 21h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400 ou pelo Instagram @parqueastronomicocriciuma.

Colaboração: Laura Bazzei / Decom Criciúma