O deputado estadual Tiago Zilli (MDB), que representa o Sul catarinense, presenciou o recente terremoto que atingiu o país de Marrocos, no continente africano. O parlamentar faz parte de uma comitiva que está no país desde a semana passada, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Na noite da última sexta-feira, dia 8, o país passou por um forte terremoto. “De repente começou a tremer, parecia um avião que estava sobrevoando o apartamento, e nós olhamos, achamos estranho, e começou a balançar cama, quarto, daqui a pouco balançava o prédio inteiro”, conta.
A comitiva catarinense está em Marrakech participando de um evento da Unesco que debate sobre geoparques. “Onde aconteceu as maiores tragédias foram nas montanhas, nos subúrbios, porque lá, como aqui também, chove pouco, tem lugar que faz três anos que não chove. Aí essas casas são feitas de barro naquele local lá nas montanhas, e com o tremor essas casas desabaram. Então é uma tragédia muito grande”, destaca. O deputado Tiago participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais do assunto. Ouça:
Conforme as autoridades de Marrocos, o terremoto foi de magnitude 6,8 e atingiu o centro do país. “Passamos a noite inteira dormindo na rua pelo medo de um novo tremor. Ninguém, claro, por medida de segurança, voltou para o apartamento”, afirma. A comitiva retornará para Santa Catarina na quarta-feira, dia 13. De acordo com o deputado, muitas famílias permaneceram dormindo nas ruas durante o último sábado e domingo por conta do receio de haver um novo terremoto. “Tem bastante movimento de ambulância, de polícia, de tudo, mas agora voltando ao normal”, ressalta.