O padre italiano Vito A. Lipari está visitando os municípios da região Sul de Santa Catarina. Nessa quarta-feira, dia 5, o sacerdote rogacionista celebrou a Missa da Saúde na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. No último final de semana de outubro, o sacerdote também celebrou na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho em Criciúma, onde também comemorou os seus 50 anos de sacerdócio, lembrado em junho desse ano. Durante os primeiros 12 anos como sacerdote, Vito dedicou seu ministério em Criciúma, atuando na paróquia do bairro Pinheirinho, no seminário e também no Colégio Pio XII.

O padre Vito também tem uma relação com a cidade de Urussanga. De acordo com o padre Giliard Cesconetto Gava, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o sacerdote foi o primeiro professor de língua italiana em Urussanga após o período da Segunda Guerra Mundial, quando houve a proibição de falar italiano, alemão e japonês no Brasil. “Com a primavera dos centenários de colonização da nossa região, Urussanga em 1978, junto com Criciúma, em 1980, então nesse campo houve novamente o retorno das escolas de língua italiana e aí sim, Vito Lipari é o primeiro professor nesse segundo momento quando retoma as atividades”, contou Giliard.

Atualmente, padre Vito está em missão na Índia. Sobre a cidade de Urussanga, o sacerdote italiano afirmou que tem recordações sobre o Monsenhor Agenor Neves Marques, importante nome da história do município e região. Os padres Vito e Giliard participaram de uma entrevista no programa Giro Final e falaram mais do assunto. Confira:

 

Confira a entrevista também em vídeo: