A noite desta quinta-feira, dia 7, será especial em Urussanga. A cidade receberá a orquestra de cordas “Camerata di Venezia”, em um concerto na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Todas as pessoas estão convidadas para apreciarem a orquestra, gratuitamente. O concerto terá em média de uma hora, e reunirá no repertório a sinfonia em Ré Maior, de Luigi Boccherini, a Pequena Serenata Noturna, de W.A. Mozart, a Serenata para Cordas Opus 20, de Edward Elgar e o Palladio de Karl Jenkins. A apresentação inicia a partir das 20 horas e será transmitida pela Rádio Marconi.

A Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas da família do violino, sediada em Nova Veneza. São 21 jovens instrumentistas que compõem o grupo desde 2017. Apesar de ser uma orquestra nova, o diretor artístico Luiz Fernando São Thiago garante que o estudo dos artistas já vem de anos. “Nós ainda somos um bebê, digamos assim, mas os músicos vêm estudando e se aperfeiçoando há mais de 15, 20 anos, porque realmente é isso, para a orquestra chegar a um nível de excelência de tocar esse repertório, por incrível que pareça, a formação de música leva esse tempo”, ressalta.

Os artistas levam a música clássica a muitas pessoas que não tiveram oportunidade de ver um espetáculo do tipo ou de ter contato com a música clássica ao vivo. O espetáculo de Urussanga é promovido pela Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura, do Governo Federal, mas é gerido pela Fundação Catarinense de Cultura de Santa Catarina. Através do projeto já foram feitos dois consertos, sendo mais dois, um em Urussanga e outro, na próxima semana, em Içara.

Violinista Moisés de Souza e o regente Luiz Fernando São Thiago durante edição do Ponto de Encontro

O violinista e coordenador geral da Camerata di Venezia, Moisés de Souza, afirmou que o que motivou fazer o conserto em Urussanga foi a receptividade da população. “A recepção, o carinho e entusiasmo de vocês já ficou na nossa memória. Então quando se pensou em fazer em algum lugar já pensamos Urussanga. O apoio do Poder Público, da Secretaria, isso é um dos motivos. É porque eu acho muito legal, uma coisa que a gente gosta de honrar é a hospitalidade também”, comenta.

Conheça mais sobre a Camerata Di Venezia na entrevista completa realizada com Luiz Fernando, Moisés, e com o diretor de Cultura, Edson Savi Mondo, no programa Ponto de Encontro. Ouça:

 

Conheça mais sobre a orquestra e saiba o que Urussanga irá conhecer na noite desta quinta-feira: