A optometria é essencial para identificar problemas que possam afetar a visão. De acordo com Camila Frozi, profissional da área, o especialista é responsável por fazer os cuidados primários da visão. “Tem várias patologias, várias doenças, cada uma tem que ser tratada de uma forma, uma medicação, com uma lente, com uma terapia, com um prisma, abrange uma forma muito grande”, destaca. Conforme a optometrista, o responsável pela visão é o cérebro, sendo os olhos apenas uma porta de entrada para ver o mundo.

A importância da profissão foi lembrada nessa quarta-feira, dia 6. Para falar mais sobre a área e a visão, a optometrista Camila participou de uma entrevista especial no Ponto de Encontro. Ouça mais:

 

Segundo a especialista, os olhos são formados por diversas partes que desempenham as mais variadas funções. Por isso, é fundamental que todas as partes estejam funcionando adequadamente para que a pessoa possa enxergar. “A gente tem essa capacidade de estar fazendo uma prevenção de saúde ocular”, explica Camila sobre a importância da profissão. “O glaucoma é uma doença que se desenvolve ao longo de anos, não é no primeiro momento que talvez você precise de um tratamento. Então a gente já começa a acompanhar o paciente que tem glaucoma e vai explicando e orientando”, exemplifica a profissional. “O optometrista vai estar ali acompanhando esse paciente, explicando, orientando o que deve ser feito, que profissional ele deve procurar para fazer o tratamento, tudo certinho, para que tenha essa prevenção e que a pessoa não chegue a uma cegueira total”, acrescenta.

Conforme Camila, a profissão acaba sendo confundida com a área de oftalmologia. Segundo ela, um oftalmologista é formado em medicina, tendo especialização na área. Já para a optometria, os profissionais fazem um próprio curso de cinco anos. A oftalmologia envolve a realização de procedimentos cirúrgicos e a prescrição de medicamentos. Já a optometria está mais ligada às terapias e os cuidados primários com a visão.