Mesmo em período de férias e na época em que as praias estão movimentadas, é muito importante continuar cuidando da saúde e da própria alimentação. Durante os meses de verão, é muito comum que as pessoas busquem ter uma pele bronzeada, sempre cuidando com o excesso de sol. Além da exposição solar, alguns alimentos ricos em vitaminas auxiliam no cuidado da pele. Conforme a proprietária da Cia da Saúde de Urussanga, nutricionista Jamile Orlandi Luciano, o sol em excesso faz com que o corpo da pessoa produza mais radicais livres, que são células maléficas. Por isso, há muitos alimentos que minimizam os efeitos causados por esta produção de radicais livres.

Um desses grupos de alimentos que são bastante conhecidos é o do betacaroteno. “Ele é o resultado, é a pró-vitamina A, que é o resultante do protetor da nossa pele”, explica Jamile. “Ele vai aumentar a questão da melanina, que é o pigmento que dá a cor, só que não só pela questão do bronzeado, mas a questão de produção da pele também”, completa. Os alimentos ricos em betacaroteno são os alaranjados, como a cenoura, mamão, manga, abobora e damasco, e os verdes escuros, como a rúcula, radiche e agrião. Esses alimentos verdes escuros fazem a concentração do betacaroteno ajudando a evitar que o bronzeado da pele se perca ou que a pele fique machucada, sem a proteção.

Já o licopeno auxilia na prevenção da pele e de sua renovação, além de prevenir doenças cancerígenas. Os alimentos que possuem o licopeno são os vermelhos, como o tomate, acerola, goiaba e melancia. Segundo a nutricionista, já há complementos que possuem o licopeno de forma mais concentrada, geralmente associada ao selênio, para prevenir doenças mais especificas. Além disso, para aqueles que não desejam o suplemento, Jamile dá a dica de consumir o tomate, por exemplo, de forma aquecida, como um molho caseiro, que também ajuda na prevenção de doenças quando consumido diariamente.

A Vitamina C auxilia no processo de cicatrização, por exemplo, se a pessoa ficou exposta ao sol mais do que o recomendado, descamando a pele, o nutriente ajuda neste fator. A Vitamina C também é responsável por aumentar a produção de colágeno, que é a proteína que contribui na elasticidade da pele. “É uma proteína que todos nós produzimos mas que com o passar do tempo essa produção diminui”, reforça. Jamile afirma que essa produção diminui a partir dos 25 a 28 anos, em média. A Vitamina C está presente em frutas cítricas, como o limão, laranja, acerola, kiwi, couve e outros. O nutriente também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

A nutricionista Jamile participou do programa Ponto de Encontro e explicou mais sobre os alimentos que ajudam na saúde da pele. A profissional também tirou várias dúvidas de ouvintes sobre uma alimentação saudável. Confira a participação na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Jamile reforça ainda que é mais recomendado consumir a fruta in natura do que ela em sucos. A fruta da forma natural possui maior quantidade de nutrientes e de fibras. “A partir do momento que você for fazer um suco, principalmente, por exemplo um suco de laranja, que ela tem a fonte de Vitamina C, você vai estar perdendo aquele nutriente porque ela é volátil, a partir do momento que ela tem muito contato com a luz, você vai perder um pouco daquele benefício”, explica. Porém, se fosse escolher entre um suco de fruta ou refrigerante, o recomendado é sempre optar pelo mais saudável.

Estação mais quente do ano e praia, no verão é preciso tomar alguns cuidados. Foto: Gustavo Marques / Rádio Marconi

Alimentação na praia

A nutricionista alerta para uma alimentação saudável quando estiver nas praias, principalmente quando se passa algumas horas na orla com a família e amigos. Uma recomendação é ter uma caixa térmica ou de isopor para colocar os alimentos que podem ser mais práticos e fáceis, como as frutas, que devem estar devidamente higienizadas. Um exemplo é a banana, maça, laranja, uva, morango e afins. Um sanduíche natural com salada, frango desfiado e uma fatia de queijo mais branco também são uma opção, junto com cookies 100% integrais, iogurte ou até mesmo uma bebida enriquecida com Whey. O mais importante também é não se esquecer de beber água, sempre levando garrafinhas para a praia para não correr o risco de ficar desidratado, principalmente com as ondas de calor forte.

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.