O novo ensino médio entrará em vigor a partir do próximo ano letivo, em 2022. Com ele, a principal mudança é o aumento da carga horária, passando de 800 horas por ano para 1.000 horas anuais. Neste tempo, o estudante poderá optar por uma formação profissional e técnica. A alteração está prevista em lei e visa ajudar os alunos a escolher qual área seguirão após a formação no ensino médio. Em Santa Catarina, o novo ensino médio será aplicado em todas as 711 escolas estaduais. A Escola Barão do Rio Branco, em Urussanga, também está se preparando para a nova modalidade.

As matérias tradicionais continuarão existindo, ou seja, as disciplinas de português, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, física, química, biologia, língua inglesa, artes e educação física não deixarão de integrar a grade curricular. O professor assistente do Barão do Rio Branco, Juliano Carrer, explica que, além dessas matérias, novos componentes curriculares, no total de 25, irão surgir sendo que o aluno pode optar pela escolha. Além disso, uma nova língua estrangeira também será ensinada para os estudantes do ensino médio, além da língua inglesa.

“Surge um momento na escola que antes não existia, que é o Projeto de Vida, que é um momento em que o aluno vai ter para conversar, trocar ideia e para planejar a própria vida, seja no aspecto pessoal ou no profissional também”, esclareceu Juliano. O professor acrescentou que a cada semestre o aluno escolherá um componente curricular para estudar. Dessa forma, essas escolhas auxiliam o estudante para as decisões futuras após a formação do ensino médio.

De acordo com a diretora da instituição, Simone das Graças Nogueira Feltrin, as turmas do Barão do Rio Branco estão debatendo entre a língua espanhola ou a italiana para opção de nova língua estrangeira. Os alunos irão votar e decidir qual das duas, sendo que a mais votada será colocada em prática nas salas de aula no próximo ano. Até o momento, são aproximadamente 54 alunos que estão matriculados e que farão parte do novo ensino médio.

Confira mais detalhes na entrevista completa com a diretora Simone e o professor Juliano para o programa Ponto de Encontro:

 

Matrículas

As matrículas para novos alunos para o Barão do Rio Branco iniciaram nesta quarta-feira, dia 1°, e seguirá até sexta-feira, dia 3. Os pais e responsáveis podem matricular os seus filhos indo até a própria instituição portando os documentos necessários. Aqueles que quiserem também podem realizar a matrícula de forma on-line acessando o link aqui, com prazo até segunda-feira, dia 6. A escola Barão do Rio Branco atende alunos do ensino fundamental até o ensino médio.

Aluna do Barão do Rio Branco recebe prêmio Honestidade nas Escolas

A aluna Isis Moro Costa ficou em terceiro lugar, na categoria alunos dos 2° anos, no 3° Prêmio Honestidade nas Escolas. Na segunda-feira, dia 29, a estudante esteve na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, recebendo a premiação em cerimônia com o governador Carlos Moisés. O projeto foi criado com o objetivo de despertar nos alunos a ética, a integridade e o respeito, tanto no âmbito escolar como familiar e social. Foram premiados os desenhos mais criativos a partir do tema “Como praticar a Honestidade na Escola?”.

Participaram desta edição mais de 25 mil alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas de 36 das 37 coordenadorias regionais da Rede Estadual de Ensino. O concurso é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), em cooperação pedagógica com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Como prêmio, os alunos receberam também uma viagem de estudos a Florianópolis, com direito a hospedagem, realizada neste fim de semana (27 e 28 de novembro).

A Comissão Julgadora de 2021 escolheu os melhores desenhos do 1º ao 5º ano (três de cada ano) com base nos seguintes critérios: pertinência ao tema proposto, criatividade, impacto visual e autenticidade. Confira o desenho da aluna Isis a seguir:

Desenho de Isis Moro Costa, aluna do Barão do Rio Branco (Urussanga)