A saúde do homem, em todos os aspectos, é ainda mais evidenciada neste mês, quando se é lembrada a campanha do Novembro Azul. A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, todos os outros fatores da saúde do homem também merecem destaque. Um desses aspectos é a saúde do trabalhador. De acordo com o médico da Secretaria de Saúde de Urussanga, doutor Guilherme De Lorenzi Canever, o melhor remédio é a prevenção. Isso vale tanto para a saúde como para o ambiente de trabalho, onde o trabalhador deve estar atento para evitar possíveis acidentes e prejuízos à saúde, tanto a curto como a longo prazo.

Conforme Canever, a saúde mental do trabalhador também pode influenciar no ambiente de trabalho. Além disso, é importante que os trabalhadores façam o uso de equipamentos de segurança, que auxiliam na prevenção de acidentes. Usando o exemplo da audição e do uso de protetores auriculares, o especialista ressalta que os efeitos de não cuidar com a audição aparecem a longo prazo. “Se não usar, a primeira coisa é a perda de audição. Uma perda de audição induzida por ruído é irreversível”, comenta. “Envolve também questão de tonturas, aquele zunindo no ouvido constante”, acrescenta.

O doutor Guilherme ainda comenta que, assim como as prevenção de acidentes no trabalho, a saúde também deve ser levada a sério. Por isso, é muito importante que os homens façam suas consultas com especialistas para verificar como está sua saúde. O médico Guilherme participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou mais sobre o assunto. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Leia também:

Novembro Azul: Urussanga com horário especial para exames e ações diversas de conscientização