Muito além da beleza externa, a nova Miss Santa Catarina busca valorizar a “beleza do bem” ao apoiar importantes projetos sociais. Ludimila Rosso Moraes Fortunato, moradora de Cocal do Sul, foi eleita Miss Santa Catarina na última semana, em um concurso realizado em Criciúma. Com apenas 20 anos de idade, Ludimila passou por uma etapa difícil de sua vida, mas que venceu, e por conta da sua experiência e superação colabora com a Associação Vida Ativa São José. Agora, eleita para um cargo importante a nível estadual, Ludimila quer gerar mais visibilidade para a causa e a sua importância para a sociedade.

A miss catarinense conta que, em novembro de 2020, sofreu um acidente de carro que gerou um trauma raquimedular. Durante um ano, Ludimila passou por cirurgias, sessões de fisioterapia e precisou ficar em uma cadeira de rodas até estar recuperada. “Eu faço parte da Associação Vida Ativa São José, de Criciúma, do meu cirurgião doutor Jiovani Fuzer, e essa associação tem como objetivo reabilitar pessoas que sofreram de trauma raquimedular e que se encontram na cadeira de rodas. Então eu quero trazer visibilidade para esse projeto para atrair voluntários, patrocinadores, apoiadores e dar destaque a esse projeto”, ressalta Ludimila.

Conheça mais Ludimila em seu Instagram @missludimilamf

A sul-cocalense, moradora do bairro Cristo Rei, também enfatiza sobre as dificuldades de mobilidade encontradas pelos deficientes físicos. “Eles sofrem bastante com essa falta de acessibilidade, essa falta de empatia, porque realmente os desafios do dia a dia para um deficiente físico são bem grandes, eu pude sentir isso na pele depois do meu acidente, então é por isso que eu quero usar essa causa e trazer visibilidade com o meu título de miss”, frisa. O assunto foi destaque no programa Ponto de Encontro. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

A conquista e os próximos passos

Ludimila, que foi a rainha da 9ª Cocalfest, conta que foi chamada para representar o município logo após a escolha da corte no ano passado. Como neste ano passou a coroa para outra representante, Ludimila passou a ser Miss Cocal do Sul, concorrendo assim ao Miss Santa Catarina. Com o título, a sul-cocalense irá representar o estado no Miss Brasil, que deve ocorrer no fim de 2024.