A amizade existente entre Urussanga e Longarone serve como exemplo para um mundo que precisa de paz. A avaliação é do prefeito do município italiano, Roberto Padrin, que integra uma comitiva que está desde quinta-feira, dia 26, na cidade do Sul Catarinense. Na Câmara de Urussanga, onde estiveram na sexta-feira, dia 27, o grupo enalteceu o fortalecimento do vínculo entre os dois municípios.

“Estes dias são muito importantes para nós. O mais importante é a amizade que se criou nos últimos anos, um valor de fraternidade. Neste mundo atingido por guerras, que neste momento afetam principalmente Israel, Ucrânia e Rússia, há necessidade de paz. Penso que Longarone e Urussanga representam o maior exemplo do que significa fraternidade”, discursou Padrin.

Anfitrião da manhã, o presidente da Câmara, Daniel Moraes, o Nel (PSD), também discursou em italiano. “Os laços de amizade entre Urussanga e Longarone se fortalecem a cada dia. Somos gratos pela forma como a comunidade de Longarone sempre nos recebe e esperamos que todos tenham uma excelente estada no nosso município”, afirmou Nel.

Espaço de Memória

Na ocasião, foi registrada a adição de novos itens no Espaço de Memória da Câmara de Urussanga: duas pedras que estavam no local do deslizamento na barragem de Vajont e um exemplar do livro “Trinta anos de Gemellaggio, trinta anos de amizade verdadeira”, organizado pela associação “Amici di Urussanga”. O presidente da associação, Luigino Olivier, também faz parte da comitiva e se disse emocionado.

O vereador Odivaldo Bonetti (PP) também compareceu ao encontro, assim como o vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi (PSD). “Nós urussanguenses temos dois corações: um da nossa Benedetta e um outro italiano”, resumiu Nandi, também no idioma dos visitantes.

Em outubro, os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de lei que estabelece luto oficial em Urussanga todo dia 9 de outubro, data da tragédia da barragem de Vajont, ocorrida em 1963. Muitos urussanguenses tinham familiares e amigos entre os 1.910 mortos no desastre.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa