Agosto é o mês dedicado à prevenção das deficiências e em Morro da Fumaça ele foi marcado por uma série de ações promovidas através da parceria das secretarias de Educação e Saúde junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Entre as iniciativas, profissionais da educação e estudantes receberam formação relacionada ao tema “Prevenção das Deficiências”. “São parcerias importantes para levarmos aos nossos jovens a importância da prevenção. São ações simples, mas de impacto que promovem a conscientização”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

A secretária Greicy deu mais detalhes sobre as ações realizaram no município fumacense em entrevista ao programa Comando Marconi. Ouça na íntegra:

 

Nesta segunda-feira (30), os estudantes dos nonos anos estão realizando na Escola Móvel do Senai, no Centro da cidade, o teste de tipagem sanguínea e participarão de um encontro com um profissional da área para tratar de questões pertinentes ao tema.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Destas, 70% poderiam ser evitadas. “Mesmo com a pandemia, não deixamos de tratar de outros assuntos relacionados à saúde, e a prevenção das deficiências é mais um deles”, fala a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Morro da Fumaça tem, inclusive, a Lei 1.879/2018, que estipulou na cidade o “Agosto Laranja da Prevenção de Deficiências”, cuja prescrição passou a fazer parte do calendário do município e reforça as atividades durante todo o mês.

Colaboração: Marciano Bortolin / Assessoria de Comunicação