A prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), iniciou no mês de maio a campanha de descarte consciente de pneus. O material recolhido será destinado a uma empresa que transforma a borracha em componente utilizado para a fabricação de asfalto.

“Essa ação faz parte de uma campanha maior, que é realizada junto com o IMA, ‘Penso, Logo Destino’ e tem como foco a logística reversa”, explica a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng. A logística reversa é uma série de procedimentos que tem como objetivo recolher e dar encaminhamento para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Ouça mais:

 

Silvia destaca que a importância da participação dos moradores vai além do cuidado com o meio ambiente. “O pneu pode demorar 600 anos para se decompor na natureza, mas a preocupação vai além disso porque ele pode acumular água e se tornar um local propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, pontua.

Os moradores de Morro da Fumaça podem entregar os pneus no Pátio de Máquinas da Prefeitura, localizado na rua Emílio Frasson, bairro Monte Verde, todos os dias do mês, inclusive nos finais de semana, das 8h às 17h. Serão aceitos descartes de pneus de veículos de passeio, caminhão, ônibus, moto e bicicleta.

Esta não é a primeira ação de logística reversa realizada neste ano no município. No mês de abril a Fumaf, em parceria com o IMA, recolheu materiais eletrônicos para fazer a destinação correta. O resultado da campanha em toda a Amrec atingiu a marca de 5 toneladas.

Colaboração: Beatriz Coan / Assessoria de Imprensa