A partir de agora, os fumacenses doadores de sangue terão isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados pelo município através da Administração Pública Direta e Indireta. A Lei nº 2.137/2021 foi sancionada pelo prefeito Noi Coral (PP) com a presença da autora do projeto, a vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB).

“Doou sangue há muitos anos e sei o quanto isso é importante e contribui com aqueles que mais necessitam. Esta lei é mais um incentivo para que as pessoas realizem esta ação tão nobre. Parabéns a vereadora Jorgia pela sensibilidade e pela iniciativa. Com certeza, muito mais pessoas irão doar sangue e muitas outras serão beneficiadas”, salientou o prefeito.

Para ter direito à isenção, o doador deverá comprovar a doação de sangue, que não poderá ser inferior a duas, dentro do período de 24 meses, antes do lançamento do edital do concurso ou processo seletivo.

A vereadora reforçou que um projeto como este é muito importante para o município e também para os doadores que salvam até quatro vidas em uma única doação. “A nossa cidade ainda não tinha uma lei neste sentido. Esta ideia eu já tinha muito antes de ser eleita vereadora quando trabalhava na área da saúde do município. Na campanha nacional Junho Vermelho deste ano, para incentivar a doação de sangue em todo Brasil, durante uma conversa com a coordenação de captação do Hemosc de Criciúma, enquanto eu realizava uma doação, a ideia surgiu novamente”, disse.

As doações deverão ainda ser comprovadas no ato da inscrição do candidato através de certidão ou documento comprobatório, expedida pelas entidades responsáveis pelas coletas de sangue.

Colaboração: Marciano Bortolin / Assessoria de Comunicação