Os irmãos Miguel e Beatriz Bianco, de 8 e 13 anos de idade, encontraram no Muay Thai uma paixão. O interesse pelo esporte começou primeiro através de Miguel, quando tinha apenas 5 anos. Nessa época, os pais, moradores de Orleans, viram no Muay Thai uma forma de lidar com a hiperatividade do filho, além de ajudar na coordenação motora e na disciplina. De acordo com a mãe Janaína Franciscon de Souza Bianco, de início, a filha Beatriz não quis iniciar o esporte. Mesmo assim, o pequeno da casa iniciou os seus treinos.
Conforme Janaína, na primeira aula experimental, Miguel já se encantou pelo esporte. “Nós vimos, assim, que ele se identificou bastante, e ele foi preparado ali por dois anos até a sua primeira luta, a sua primeira disputa que foi em Rio Fortuna. Ali, ele já obteve a sua primeira vitória com o nocaute”, conta. Depois de um ano que Miguel iniciou os treinos e após insistência da família, Beatriz decidiu fazer uma aula experimental também. “Desde então, nunca saiu. A Beatriz também, foram dois anos de treino para sua primeira luta, porque tem que ter um preparo, tanto físico quanto mental”, explica a mãe dos dois atletas.
Miguel já participou de cinco lutas, tendo já cinco vitórias, e Beatriz de três, também com três vitórias. Janaína, Miguel e Beatriz participaram de uma entrevista especial no programa Ponto de Encontro e falaram mais sobre o assunto. Ouça na íntegra:
O atleta mais novo destaca ainda que o Muay Thai possui 10 mandamentos: respeitar os pais; respeitar o mestre e/ou professor; respeitar os mais graduados; respeitar os mais fracos; respeitar os mais fortes; nunca agredir; utilizar as técnicas do Muay Thai somente para defesa; treinar sempre; manter o caráter e a honra em primeiro lugar; ter amor à equipe, pois esta é a sua segunda família. “Eu gosto bastante, foi um esporte que eu me identifiquei muito, eu lá na escola vivo falando sobre o Muay Thai, que é uma coisa muito boa, que é para a vida, é saudável, é um esporte muito bom”, fala Beatriz.
Os dois têm participado de importantes competições regionais, até em outros estados. Janaína e o marido, Joel, acompanham os filhos em todas as lutas. Os atletas treinam na Team Petroski, que fica em Orleans. Conforme a mãe, a próxima competição de Miguel será no dia 10 de maio, em Grão-Pará. Já Beatriz vai disputar o cinturão em outubro, em Florianópolis.