Nessa segunda-feira, dia 20, a população fumacense celebrou os 62 anos de emancipação político-administrativa do município. A comemoração da data já vinha sendo celebrada desde a última terça-feira, dia 14, quando foi dado início ao cronograma de atividades planejadas para a 12ª Maggiofest. O encerramento das ações festivas ocorreu nessa segunda-feira à noite com a Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja Matriz São Roque.

Presidida pelo Padre Realdo Sartor e concelebrada pelos padres, Itamar Mazucco, Carlos Weck e Marcos Rech, o ato religioso contou com a participação do prefeito, Agenor Coral, o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, e respectivas esposas, Laine Coral e Roberta Ghise Inocêncio, vereadores e integrantes da equipe da Administração Municipal. “Esse momento é de gratidão e reconhecimento ao esforço dos nossos antepassados que deram início a nossa história aqui nessa terra, aos que fundaram o município, e a todos os cidadãos de bem que também fazem parte dessa jornada. Meu agradecimento especial ao povo fumacense que confiou a mim e ao Eduardo a missão de cuidar da nossa cidade por oito anos. A quatro mãos nos dedicamos e entregamos o nosso melhor”, destacou o prefeito ao agradecer o apoio de toda a equipe da municipalidade e a parceria sólida construída com o colega de gestão.

Nos sete dias de atividades, a festividade reuniu, aproximadamente, 20 mil pessoas. “Foi uma edição surpreendente, o clima não estava favorável, frio e com chuva, mas a população acolheu o evento e veio fazer a festa conosco. Nosso especial agradecimento a todos que estiveram nestes dias em nossa cidade e que também contribuíram com a nossa campanha de arrecadação em prol dos irmãos gaúchos”, salienta o vice-prefeito.

Fazendo um resgate da cultura italiana da cidade, um dos pontos altos da festa foi o tradicional Tombo da Polenta, apresentado pelo Grupo Amici Della Polenta. “A nossa festa tem como foco as famílias, então montamos uma programação acolhedora. Na quinta-feira à tarde realizamos o Baile da Terceira Idade e a noite a abertura oficial do evento, com muita polenta. Na sexta-feira tivemos o show nacional com a Banda Dazaranha, que foi antecedida por diversos talentos locais. No sábado e no domingo a festa ficou por conta de diversos artistas do município, teve música gaúcha, sertanejo, pagode e gospel”, resume o presidente da comissão organizadora, Gustavo Carrer.

Além do aniversário de emancipação, o município também comemora os 120 anos de Colonização do Distrito de Estação Cocal, marco que também foi celebrado com uma missa em Ação de Graças na última quarta-feira, dia 18. Abrindo os festejos, na terça-feira, dia 17, o município lançou o Place Branding, a marca de território da cidade. A iniciativa visa fortalecer e evidenciar a identidade e os potenciais econômicos de Morro da Fumaça.

Colaboração: Daiana Carvalho / Assessoria de Imprensa