A menopausa é a data da última menstruação da mulher, indicando o final da idade reprodutiva. De acordo com a ginecologista Bianca Bez Batti De Pellegrin, apesar de aparentar ser uma fase simples, a menopausa causa diversos sintomas. Isso porque o processo afeta todas as áreas do organismo, gerando uma série de alterações, tanto físicas como emocionais. Por isso, os sintomas fazem com que as mulheres procurem o médico para acompanhamento.

Os conhecidos calorões, mudanças no metabolismo, alteração na libido, ressecamento vaginal, dores e perda da massa óssea são alguns dos sintomas. Conforme Bianca, é esperado que a mulher tenha a menopausa entre 40 e 55 anos, sendo mais comum aos 49 a 51, em média. A especialista ainda destaca que os sintomas podem variar dependendo, entre outros fatores, do estilo de vida da mulher. Quanto mais for o sedentarismo, por exemplo, piores serão os sintomas.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Ponto de Encontro com a doutora Bianca. Ouça mais na íntegra:

 

Mesmo que a mulher já tenha parado de menstruar, é fundamental que ela continue com o acompanhamento ginecológico. Conforme a doutora, é neste período em que o risco do aparecimento do câncer de mama aumenta. Por isso, as consultas com o ginecologista devem ser feitas, além de ser necessário realizar exames importantes, como o preventivo e outros.

Ouça também o podcast Conversa no Parque com a participação da doutora Bianca:

Confira também: