Com o objetivo de promover mais conscientização sobre a fibromialgia, a Associação Girassol Fibromiálgicos de Cocal do Sul irá promover uma ação. O evento acontece neste sábado, dia 27, das 9h às 12h, na Praça da Igreja Matriz. De acordo com a presidente da associação, Liliana Mendes, serão realizadas diversas atividades durante a manhã. A principal finalidade é estar conversando sobre a doença reumatológica, que atinge 2% da população mundial. A ação conta com o apoio da Unesc, Câmara de Vereadores e Secretaria de Saúde.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi com Liliana. Ouça:

 

Conforme Liliana, há mais de 100 pessoas que participam da associação em Cocal do Sul. A doença acomete mais mulheres do que homens. No grupo da cidade, apenas um homem tem fibromialgia. A doença afeta a musculatura, causando muitas dores, gerando ainda alterações no sono, fadiga, problemas intestinais, depressão e outros sintomas.

Segundo a presidente, a associação de Cocal do Sul está promovendo diversas ações em prol das pessoas que têm a doença. O grupo busca recursos para a aquisição de medicamentos, que não são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que são caros. Além disso, a associação busca um médico reumatologista para atender pela prefeitura.

No sábado, a associação também estará emitindo carteirinhas para as pessoas com fibromialgia. Para ter uma, basta apresentar um laudo médico com o CID, comprovante de residência, CPF e RG, e uma foto 3×4.

Mais informações sobre a associação podem ser conferidas no Instagram clicando aqui.