A Clínica Veterinária e Pet Shop Lobo Mihause está promovendo uma importante semana de proteção contra o verme do coração. De acordo com a sócia proprietária da clínica e médica veterinária, Denise Regina Gastaldon, é o quarto ano que a Lobo Mihause realiza a campanha. Conforme a especialista, a vacina ProHeart é a única do mercado que faz a proteção do cachorro contra o verme do coração.

A veterinária explica que a transmissão da doença, conhecida como dirofilariose, pode acontecer por ação do mosquito. Um dos insetos que transmite a doença é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue para os humanos. Denise destaca que os cães não se contaminam com a dengue, porém, como o estado vem registrando muitos focos do Aedes aegypti, a importância de vacinar os cães contra o verme do coração aumenta.

Denise esclarece que a doença é caracterizada por um verme que tem preferências pelas artérias pulmonares e coração. Quando o verme se desenvolve, ele começa a liberar “ovinhos” pela corrente sanguínea do cão. “Quando é feito o diagnóstico já é tardio, a gente já não tem mais o que fazer. Então, como todas as outras doenças, é muito mais fácil e econômico também, se for olhar em questão de tratamento, fazer sempre a prevenção”, salienta a veterinária. O assunto foi abordado em entrevista, entenda:

 

Para os gatos, a contaminação pode ocorrer, porém, é muito raro. “Mesmo assim, a gente recomenda o uso, por exemplo, do Revolution, que é um produtinho que é fácil de ser aplicado, aplica em cima do pescoço, ele protege contra pulga, contra sarnas, inclusive contra o verme do coração. No caso do felino ele é mensal”, explica.

Confira também: