O amor pela culinária, junto com o desejo de honrar os alimentos que são encontrados em Urussanga, resultaram em um livro especial de receitas. A nutricionista urussanguense Katarina Tibes Bez Fontana, em parceria com o chefe Lucas Zapelini, criou um livro digital contendo inúmeras receitas usando apenas ingredientes locais, que podem ser facilmente encontrados na Feira Livre, todas as sextas-feiras, no pátio do Terminal Rodoviário da cidade. O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o livro e o processo de criação com a nutricionista Katarina. Ouça na íntegra:

 

Katarina explica que sempre teve a vontade de valorizar os alimentos que são encontrados em Urussanga, destacando a agricultura local, os alimentos orgânicos e as pessoas que trabalham na área. “Eu busquei, na verdade, utilizar apenas produtos que fazem parte do nosso cotidiano e da vida das famílias urussanguenses, esses produtos que a gente utiliza diariamente, que a minha família utiliza, que outras famílias utilizam”, comenta. 

A puína, feita a partir do soro de leite, é um desses ingredientes estudados por Katarina e que estão presentes no livro digital. O fubá também é citado no livro, destacando que o alimento é produzido em Urussanga na forma tradicional, no engenho. Outros alimentos presentes na obra também são o tomate-cereja, morango, batata-doce e demais frutas e verduras encontradas na feira.

O livro digital também conta com uma versão em italiano, destacando o outro lado da cidade, que possui as raízes da imigração em sua história. O e-book pode ser adquirido clicando aqui.