Com o objetivo de ajudar os estudantes de Direito a passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado Paulo César Reyes e o juiz federal Eduardo Palmeira produziram um livro que destaca metodologias que auxiliam os acadêmicos a se preparar para a prova. A obra ExOr Inteligente foi lançada no final de novembro pela Citadel Editora. O autor Paulo explicou que o livro se baseia em um estudo que existe há 20 anos, do próprio juiz Eduardo, que exemplifica em como passar em concursos públicos.

De acordo com Reyes, existem quatro pontos fundamentais para se preparar para o exame. Esses fatores, além de ajudar em exames, também podem ser ligados a outros fatores da vida, como forma de planejamento. Quando estudar? O que estudar? Como estudar? E como fazer a prova? São essas as perguntas que vão nortear os alunos que estão se preparando para fazer o exame da OAB e se tornarem advogados. “Ele é baseado exatamente nessas quatro perguntas, e são quatro perguntas fundamentais, que se bem compreendidas, elas certamente, não estou dizendo podem, estou dizendo certamente, levam o aluno a aprovação no exame da OAB”, frisou.

O assunto foi abordado em entrevista no Ponto de Encontro com o advogado e autor da obra Paulo César. Confira na íntegra:

 

Reyes ainda ressaltou que o exame da OAB aborda assuntos gerais de toda a área do Direito, no qual os alunos têm cinco horas para resolver todas as questões. Para produzir os métodos de estudo, os autores analisaram todas as questões das provas desde 2010, para indicar quais assuntos são mais propensos a cair e quais não irão ser abordados na prova. Além disso, o livro mostra técnicas de memorização e dá dicas de estudo, mostrando como e quando o aluno deve estudar, seja aquele que tem tempo livre durante o dia ou aquele que precisa trabalhar o dia todo, tendo pouco tempo para dedicar aos estudos.

É importante administrar o tempo, pois alguém que estude sem o devido planejamento poderá chegar na prova sabendo, por exemplo, mais Direito Civil que o necessário, e menos Direito Administrativo que o necessário, e assim acabar não se classificando. (ExOr Inteligente, pg. 71)

Sobre os autores:

Eduardo Palmeira é juiz federal da 4ª Região, engenheiro, advogado (primeiro lugar no vestibular UFRGS); fiscal do ICMS do RS; auditor fiscal da Fazenda Nacional (primeiro lugar no RS); fiscal do ISSQN da Prefeitura de Porto Alegre (terceiro colocado no concurso); professor de várias matérias jurídicas; Método 4PAC – para Concursos Públicos em várias escolas de Porto Alegre (Esmafe – presencial e EAD; Femargs; Ajuris; IDC).

Paulo César Reyes é advogado, membro da Comissão Especial de Previdência da OAB/RS, pós-graduado em Direito Previdenciário, pós-graduado em Direito do Trabalho, mestre em Educação, professor em cursos de Extensão e pós-graduado no Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC).

O livro pode ser adquirido acessando aqui.