O Legislativo Municipal realizou nesta terça-feira (28) Sessão Solene em homenagem a personalidades de diversas áreas e que contribuem com o seu trabalho para o desenvolvimento cultural, social, científico e esportivo do Município. A solenidade para entrega das honrarias aconteceu nas dependências da Sociedade Recreativa Urussanga.

Foram agraciados com a Medalha do Mérito, o Músico Eduardo Trombim, o Grupo Cultural Amici Della Polenta e o atual Reitor da Universidade do Vale do Itajaí, Valdir Cechinel Filho. Os Diplomas de Cidadania Benemérita foram concedidos ao Radialista Geraldo Custódio, ao Jornalista Sérgio Costa e ao Engenheiro Agrônomo Sérgio Roberto Maestrelli. O também Radialista Jair de Ávila recebeu o Diploma do Mérito, e o Professor de Karatê Luiz Fernando Rodrigues da Silva o Diploma do Mérito Comunitário.

No seu pronunciamento, em nome do Legislativo Municipal, o Vereador Braz Ciseski ressaltou as transformações e o desenvolvimento, proporcionado pelos homenageados em suas áreas de atuação.

“Nossos homenageados, titulares de virtudes éticas, morais e intelectuais, transformam vidas e ajudam no fortalecimento da música, da comunicação, da cultura, do esporte, do meio ambiente e da ciência em nosso Município”, registrou Braz.

Luiz Fernando Rodrigues da Silva foi quem discursou em nome dos demais homenageados e enfatizou a contribuição de todos na construção de uma sociedade melhor e mais igualitária.

“Este reconhecimento do poder público, dos Vereadores e as pessoas envolvidas por trás de toda essa cerimonia nos motiva e serve de inspiração para nós e todos aqueles que têm vontade de fazer as coisas acontecerem, cada um em sua função, cada com sua missão, seguindo seus sonhos e priorizando o bem comum”, destacou Luiz Fernando.

Participaram da cerimônia o Prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier e o vice Décio da Silva, além de várias autoridades, convidados e representantes de entidades de classe do Município. O evento foi abrilhantado pelo Coral Santa Cecília de Urussanga.

Um pouco da História dos homenageados:

EDUARDO TROMBIM:

Graduado em Economia e licenciado em Música, pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor e Coordenador Pedagógico do Centro Sociocultural Proart de Orleans; Professor dos Centros de Referência da Assistência Social de Orleans e Pedras Grandes; do Colégio Evolução, de São Ludgero; do Colégio Engenheiro Annes Gualberto, de Braço do Norte; e nos Municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.

 

Eduardo Trombim atua ainda como Coordenador e Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, em Braço do Norte, também com aulas de música.

LUIZ FERNANDO RODRIGUES DA SILVA:

Morador do Bairro Rio América, desenvolveu em sua Comunidade, em 2011, o Projeto Voluntário “Quem Luta Não Briga”, voltado a crianças, adolescentes e adultos com interesse em competir, praticar ou simplesmente conhecer os benefícios, princípios e fundamentos do Karatê. Com o passar dos anos, o Projeto iniciou a formação de uma equipe de atletas de rendimento, por meio da Associação Alpha Karatê de Urussanga, que representa a Cidade em competições diversas.

 

Atualmente, a equipe conta com mais de trinta atletas que participam de campeonatos estaduais; dez atletas confirmados na Seleção Catarinense de Karatê; e a recente convocação do atleta Bernardo Silva para a Seleção Brasileira de Karatê, elevando os nomes de Urussanga e Santa Catarina aos cenários esportivo nacional e internacional.

GERALDO CUSTÓDIO:

Aos dez anos, passou a residir com sua família no norte de Santa Catarina, onde adquiriram um hotel. Cinco anos mais tarde, retornaram a Urussanga. Aos dezoito anos, Geraldo Custódio ingressou no Exército. Entre dezenove e vinte e quatro anos, morou nas Cidades de Paranaguá, Ipatinga, Rio de Janeiro e Salvador, atuando como inspetor de solda para empresas como Petrobrás, Odebrecht e F.E.M Estruturas Metálicas.

 

Seu retorno a Urussanga ocorreu em 1985, sendo que em 1995, iniciou suas atividades na Rádio e Fundação Marconi, de Urussanga, como corretor de vendas. Em 1996, passou a fazer reportagens para o Programa “Comando Marconi”, em 1998 assumiu a produção do Programa e desde 2010, passou a ser sua a titularidade de apresentador, o que permanece ainda hoje. Também foi apresentador do Programa “Tarde Total” por cuja irreverência, o locutor é lembrado pelos ouvintes.

GRUPO CULTURAL AMICI DELLA POLENTA:

O Grupo Cultural Amici Della Polenta foi fundado em 26 de maio de 2012, em Urussanga, com a finalidade principal de resgatar, preservar e difundir os usos e costumes da etnia italiana, através da gastronomia.

 

O Grupo participa de eventos tradicionais em Urussanga, como a “Vindima Goethe”, “Festa do Vinho” e “Ritorno Alle Origini”. Ademais, participa de outros eventos culturais, sobretudo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Urussanga, realiza anualmente a famosa “Sagra Della Polenta” – o tombo da polenta. E nas festividades gastronômicas das quais participa, já foram feitas pelo Grupo mais de cinquenta “polentas gigantes”, totalizando mais de nove toneladas da iguaria.

 Na área social, o Grupo realiza eventos de auxílio financeiro em parceria com comunidades do interior de Urussanga, objetivando restaurar o patrimônio histórico do Município.

JAIR DE ÁVILA:

Sua trajetória musical iniciou com o seu ingresso no Exército, em 1989, participando da Banda Militar. Após, integrou a Banda Sinfônica do Serviço Social da Indústria – SESI, participando, em 1991, da gravação do Hino do Criciúma Esporte Clube. Fez parte das Bandas In Cena e Stylus, e dos Grupos Moinhos de Vento e Geração Três.

 

Atualmente, é integrante das Bandas Bandalheia, Remember e Yes Brazil, além da Orquestra Municipal de Urussanga. Como promotor de eventos, criou, em 2005, a Festa “Mega Virada”, evento que durante sete anos embalou os réveillons de Balneário Esplanada. Em 2010, criou a Festa “Remember Nigth”, em Urussanga. Na mesma Cidade, foi membro fundador da tradicional Festa “Feijurú”. Como cerimonialista, apresentou diversas edições das Festas do Vinho e “Ritorno Alle Origini”.

Como locutor de rádio integra a Rádio e Fundação Marconi desde 1998, onde permanece em horário nobre, com grande audiência na região, reconhecido por seu perfil popular, levando aos cidadãos, por meio de sua programação, entretenimento, prestação de serviços sociais e jornalismo informativo de característica leve e de opinião.

SÉRGIO COSTA:

Fez parte do primeiro Grupo de Escoteiros criado em Urussanga, na década de 1960. Iniciou sua carreira profissional trabalhando na Rádio Tupy, na Difusora São Paulo e na Rádio e TV Bandeirantes – todas em São Paulo. No final da década de 1970, retornou a Urussanga, e atuou como produtor e apresentador do Programa “Show da Manhã”, na Rádio e Fundação Marconi, tendo sido responsável pela primeira transmissão ao vivo de uma missa realizada em capela, na localidade de São Pedro.

 

Na década de 1980, no cargo de Diretor Artístico da Rádio e Fundação Marconi, realizou convênio com a Rádio Audizioni Italia e com a alemã Deutsche Welle, sendo que ambas enviavam de seus países fitas de rolo e material impresso com músicas e informações que eram inseridas na programação da emissora urussanguense. No Poder Público, exerceu o cargo de Assessor de Imprensa de Urussanga; e foi Gerente de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação. Na esfera política, exerceu a Vice-Presidência e a Presidência do Diretório do atual Movimento Democrático Brasileiro do Município.

É sócio-proprietário do Jornal Panorama SC, veículo de comunicação com vinte e cinco anos de atuação e abrangência nos Municípios de Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Orleans. Foi representante desse semanário em duas mostras fotográficas internacionais sobre o Gemellaggio em Longarone, em 2001 e 2011. Promoveu várias exposições fotográficas intituladas “Panorama da Nossa Gente”.

SÉRGIO ROBERTO MAESTRELLI:

Estudou na Universidade Federal de Pelotas, graduando-se no Curso de Engenharia Agronômica. É especialista em Gestão Social em Educação Rural e Profissionalização de Agricultores pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró; e é Mestre em Agroecossistemas e Agricultura Familiar pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez cursos de língua italiana pela Associação Veneta de Florianópolis e pela UFSC.

 

Ingressou por Concurso na Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina em 1981, sendo designado extensionista local em Timbó e posteriormente supervisor regional em Blumenau. Em Urussanga, ainda na EPAGRI, desempenhou a função de instrutor do Projeto Microbacias 1 e 2, tendo sido também secretário executivo do Projeto MB2; foi coordenador de marketing e comunicação; instrutor do Programa Catarinense de Profissionalização de Produtos Rurais; e chefe da Estação Experimental.

É autor dos livros “A Extensão Rural na História de Timbó”, “Fatos e Imagens do Meio Rural de Timbó”, “Agricultura Familiar e Profissionalização no Contexto do Novo Rural”, “Polenta, Machine e Lavoro”, “Atos e Fatos” – este, em parceria com Maristela Scarabelot. Sérgio Roberto Maestrelli aposentou-se em atuação como extensionista da EPAGRI, na área da Gerência Regional de Criciúma; e é colunista no Jornal Panorama SC, de Urussanga.

VALDIR CECHINEL FILHO:

Graduou-se Bacharel em Química em 1987, Mestre em 1991 e Doutor em 1995 pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Química Orgânica, desenvolvendo estudos de Química Medicinal e Produtos Bioativos.Valdir Cechinel Filho é Presidente da Fundação Univali e Reitor da Universidade do Vale do Itajaí, para o quadriênio 2018 a 2022.

 

Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante doze anos e, desde 2014, ocupa o cargo de Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. É também Coordenador Internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer, envolvendo dezesseis países e quarenta grupos de pesquisa.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander – Guia do Estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma; e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Mais Imagens

Colaboração Textos e Fotos: Wilson Adriani