Neste mês, a Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça vem realizando a conscientização da importância da doação de sangue, em alusão ao Junho Vermelho. A campanha acontece neste mês devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, que foi celebrado no dia 14.

As coletas de doações de sangue em Santa Catarina funcionam de forma regionalizada, por isso a secretaria iniciou neste mês uma campanha para contribuir mensalmente com o hemocentro da região. “Toda última quarta-feira do mês nós levaremos, pela manhã, os moradores de Morro da Fumaça que se prontificarem a doar. Para participar é preciso realizar o agendamento, que pode ser através do telefone 3434-1711”, informa a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

O assunto foi abordado no programa Comando Marconi com a secretária Marijane. A responsável também comentou sobre a campanha de vacinação da gripe. Ouça:

 

Conforme Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados com responsável legal, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e saudável, além de levar documento oficial com foto. Dúvidas sobre restrições e contra indicações podem ser retiradas na Secretaria do Sistema de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além dos agendamentos para levar os doadores de sangue, a prefeitura também vem atuando dentro das UBS. “Neste mês, decoramos as unidades de saúde para chamar a atenção dos moradores sobre a importância de doar sangue e disponibilizamos algumas informações de destaques, como que, de acordo com o Ministério da Saúde, uma doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas”, pontua a coordenadora da Atenção Básica, Francine da Soller Teixeira.

Colaboração: Beatriz Coan / Assessoria de Imprensa