“Depende de nós, se este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá”. Tais versos, eternizados pelo grupo infantil Balão Mágico, mostram como a transformação do planeta deve partir de cada um. Jovem influenciador, Lucas Cézar apresenta projeto e convida toda a sociedade para fazer sua parte em busca de um mundo melhor.

Preservar o planeta certamente não é uma tarefa fácil. Afinal, com cada vez mais agentes poluidores, a natureza clama por socorro. E, para adotar medidas sustentáveis, personalidades adotam e financiam diversas causas sociais e ambientais. Uma destas iniciativas é capitaneada pelo jovem Lucas Cézar. Famoso nas redes sociais por sempre postar vídeos mostrando sua visão otimista da vida, mesmo em meio às dificuldades, seu foco agora é o projeto Planeta Limpo.

Segundo Lucas, a ideia desta campanha é “despertar a consciência de que, se o outro faz o errado, podemos juntos fazer o bem! O meio ambiente e o planeta agradecem, assim como nós também iremos usufruir de um planeta mais limpo”, detalha.

Ouça a entrevista realizada na manhã desta quarta-feira (16), no Ponto de Encontro:

 

Para quem acompanha seus vídeos no IGTV, plataforma de vídeos do Instagram, ele já adianta: “Irei fazer ainda essa semana um vídeo recolhendo lixo de um local público”. Fazendo esta atitude, ele ressalta que “a intenção é comover todo mundo, sem discriminação de nenhum tipo, para limparem o planeta”.

Entusiasmado com a proposta, Lucas Cézar lamenta que “todo mundo sabe ou já passou por algum lugar que está sujo e por muitas vezes, não se sentindo responsável pela sujeira, ignorou”. Diante disso, “como sei que nem todo mundo se importa e afim de despertar um estímulo maior para esses, decidi criar o projeto planeta mais limpo onde basicamente o que a pessoa precisa fazer é gravar um vídeo acelerado (time-lapse) ou editado no tempo máximo de 1 minuto recolhendo pelo menos um saco cheio de lixo”, detalha.

A preocupação com o meio ambiente, reforça o jovem, deve ser observada por todos, mas ainda assim é preciso uma dose de responsabilidade de cada um de nós: “Sempre acompanhei muitos grupos de trilhas em cachoeiras e montanhas, por exemplo, e é comum ter reclamações e discussões a respeito do lixo que encontramos no percurso”. Isso levou Lucas a analisar a situação com um olhar mais apurado: “A questão é que todo mundo vê que o meio ambiente precisa de ajuda, mas ninguém faz nada para mudar isso, pois acredita que foi um terceiro que fez aquela sujeira e por isso não se sente responsável por fazer essa limpeza”, completa.

Diante dessa situação, Lucas Cézar orienta que o ideal “seria colocar um aviso explicando que aquele local foi limpo, ou que tenham o bom senso de levar o próprio lixo embora após sair daquele lugar. Com atitudes assim, certamente a natureza vai agradecer”. Além disso, o jovem acredita que sua ideia “vai comover os influenciadores digitais e incentivar a classe artística a apoiar a causa, pois não basta falar apenas de um ambiente limpo e sustentável, mas é necessário fazer na prática algo que traga essas melhorias”.

Conheça mais sobre Lucas Cézar e acompanhe seus depoimentos motivacionais em seu Instagram. O perfil é o @betterlucas.