A paixão por motos. É esse sentimento que faz parte da vida de João De Pellegrin, Abílio Vendramini e de Jair Meneghel. O sentimento é tão grande que os três são referência em Urussanga quando o assunto é motociclismo. E é por isso que a cidade irá homenagear os três em um momento especial, destacando suas histórias e seus trabalhos realizados em prol do município. João, Abílio e Jair serão homenageados durante o 2° Moto Praça, que acontece neste sábado, dia 15, na Praça Anita Garibaldi, sendo um pré-evento da 21ª Festa do Vinho.

O programa Ponto de Encontro realizou uma entrevista especial destacando a história dos três com João e Abílio, com a vice-presidente da Comissão Central Organizadora da Festa do Vinho, Izolete Duarte Vieira, e com o presidente do grupo Lama na Veia, Reginaldo Fornasa, o Régis. Ouça na íntegra:

 

A homenagem

Régis conta que a ideia de homenagear os três surgiu por conta de uma fotografia registrada durante uma Festa do Vinho. Na foto, estava Abílio Vendramini. “Um integrante do Lama na Veia disse ‘A lenda’. Aí outro integrante disse ‘por que não duas lendas? Por que não três lendas’, e isso tomou uma raiz, e a gente disse nós vamos ter que destacar essas três pessoas que são os ícones das motos hoje, eles foram um alicerce do motociclista daqui de Urussanga”, comenta. Izolete explica que a homenagem seria realizada durante o Ritorno Alle Origini, porém, a ideia tem tudo a ver com o Moto Praça.

As histórias de referência

Vendramini afirma que a paixão por motos já era forte desde a infância. Ele conta que, desde os 12 anos de idade, lembra de mexer em bicicletas, pintando e consertando elas. A partir daí, passou a consertar as motos dos irmãos, aperfeiçoando ainda mais suas técnicas na área da mecânica. Quando adulto, acabou comprando uma oficina, tornando-se referência no conserto de motocicletas. Hoje, já aposentado, ainda está ligado ao mundo das motos, já que um dos seus filhos continua com o trabalho construído desde então, com a Vendramini Motos.

Em 1998, surgia em Urussanga um dos mais tradicionais eventos de motociclismo da região, que reunia motociclistas de toda a América Latina. O Moto Vinho foi realizado por 14 edições no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. “Era um encontro gastronômico, eles botavam boi no rolete, polentinha, salame, tudo de graça, ninguém pagava nada, vinho de graça”, relembra João, que foi um dos fundadores do evento. “Foi muito gostoso o Moto Vinho, foi bem aproveitado para a cidade de Urussanga, para elevar o nome de Urussanga, nós já estávamos em um patamar bem alto, foi até uma pena acabar”, acrescenta.

21 ª Festa do Vinho 

A 21ª Festa do Vinho é uma realização da prefeitura de Urussanga, através da Comissão Central Organizadora (CCO). A festa acontece entre os dias 9 e 13 de agosto no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. São cinco dias de festa, que contarão com shows de artistas nacionais e regionais, além de gastronomia e atrações culturais.

Rádio Marconi, a rádio oficial da Festa do Vinho

A Rádio Marconi estará presente na Festa do Vinho em uma ampla cobertura especial diretamente do Estúdio Parque A Voz dos Vinhedos. Toda a cobertura será realizada na 99.9 FM e em transmissão ao vivo, em áudio e imagens, pelo Facebook e YouTube. A cobertura na Rádio Marconi é um oferecimento de: