Morro da Fumaça realiza no próximo domingo, dia 16, o IV Cicloturismo. O evento é uma das programações mais aguardadas do calendário anual de esportes do município e em 2024, de acordo com a equipe organizadora, a cidade deve receber, aproximadamente, 600 atletas e reunir público superior a duas mil pessoas. “Devido ao sucesso registrado nas primeiras edições, estamos com excelente expectativa neste ano. Tudo foi preparado com muito carinho para receber os atletas e o público expectador. Deixamos aqui um convite para que a comunidade local e visitantes venham prestigiar o IV Cicloturismo”, destaca o coordenador de Esporte, Carlos Sweder. Ouça mais:

 

O evento é uma realização da prefeitura, organizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) em conjunto com o grupo Equipinga, responsável pela elaboração das rotas do percurso a ser desempenhado pelos participantes. “Vamos ter duas rotas: amador de 24 km com 300 de elevação e o Sport de 48 km com 900 de elevação. As rotas vão seguir juntas até o km 20, onde acontece a separação das duas rotas. A rota do amador vai contar com duas trilhas, mas com nível de dificuldade leve. Na rota Sport terá dez trilhas, com trilhas single (uma bike por vez), passando por cachoeiras, nascentes de rio e pontes, em meio da mata e plantações. Além disso, haverá algumas surpresas que serão reveladas aos participantes ao longo do percurso”, detalha Diego Marques Frasson, presidente do Equipinga.

A largada está prevista para ocorrer às 8 horas, em frente à Casa da Nonna, localizada ao lado do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson. A concentração do evento acontecerá na rua XV de Novembro, no trecho entre as ruas 20 de Maio e Prefeito Virgínio Maccari. Dessa forma, a via estará interditada no decorrer da manhã de domingo. “Solicitamos especial atenção aos motoristas e pedestres a sinalização e a circulação dos ciclistas para que o evento possa ocorrer de forma segura e sem imprevistos”, alerta o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito de Morro da Fumaça (Demutran), William Bruning.

Com apoio dos parceiros Solifes e Rocha Alimentos, durante o percurso os atletas vão ter pontos de hidratação e frutas, café da manhã na largada e dois vales sanduíche. Os três atletas de maior idade, feminino e masculino, e as três maiores equipes cadastradas serão agraciados com troféus. No decorrer da premiação, também terá sorteio de bicicleta, música ao vivo e brinquedos infláveis para as crianças.

Cicloturismo Kids 

O IV Cicloturismo, neste ano, conta com novidades. Na véspera do evento, será realizada a primeira edição do Cicloturismo Kids. “Pensando em envolver as crianças na prática do ciclismo, no sábado, às 15h, vai ter um passeio kids que será realizado pela área central do município. Desde já deixamos o convite para que os pais e responsáveis tragam os seus pequenos para participar de mais essa atividade”, convida Sweder.

Podem participar do Cicloturismo Kids, crianças com até 12 anos de idade. Cada ciclista participante receberá uma medalha de participação ao final do circuito. O percurso será monitorado e acompanhado pelos agentes do Demutran. Durante o evento também haverá brinquedos infláveis.

Colaboração: Daiana Carvalho / Assessoria de Imprensa