Há dois anos, as irmãs Amanda e Tamires da Silva atuam juntas como trabalhadoras domésticas. As irmãs moram na comunidade de Rio Salto, em Urussanga, e já possuem mais de 10 clientes fixos mensalmente. Segundo Amanda, às vezes as duas fazem faxina em duas casas em um único dia para poder dar conta da demanda. As limpezas ocorrem em residências de Urussanga, Cocal do Sul, Criciúma e em outras cidades, até mesmo na praia. Porém, conforme Amanda, dependendo do grau da faxina, principalmente as mais pesadas e completas, as duas levam o dia todo para concluir o trabalho. “É tirar os móveis todos que der do lugar, a gente arrasta tudo. Se tiver que levantar a cama, a gente levanta tudo que tem direito”, disse. “A gente limpa armário por dentro, geladeira, armário, tudo. Geral mesmo, forro, parede, vidro”, explicou Amanda. De acordo com as irmãs, em uma faxina mais básica, a limpeza é feita da mesma forma, porém sem a limpeza por dentro da geladeira e móveis.
O Dia Nacional da Empregada Doméstica foi lembrado na segunda, 27 de abril. Para destacar mais sobre a importância da profissão, o programa Ponto de Encontro realizou uma entrevista especial com as irmãs Amanda e Tamires, que falaram mais sobre o dia a dia. Ouça na íntegra:
Segundo Amanda, as duas já têm faxinas marcadas até dezembro deste ano. As irmãs afirmaram que os clientes já possuem total confiança no trabalho delas. “Nós chegamos no cliente, tem louça, a gente vai lavar, vai deixar como a gente gosta de ter a nossa casa. É como a gente fala, a gente gosta de fazer com amor. O que a gente faz, a gente faz com amor”, destacou. “Teve casas que a cliente mandou mensagem no final da noite e disse ‘Amanda, o meu esposo chegou em casa e falou que a nossa casa clareou’, Então, para nós, o satisfatório é esse também”, disse, acrescentando que as duas realizam as faxinas juntas, cada uma já sabendo qual o serviço que irá fazer. Embora as demandas sejam muitas, as irmãs também procuram tirar um tempo para o lazer delas. Conforme Amanda, as tardes de terça-feira são dedicadas às atividades do Clube de Mães. “É o que a gente faz com amor, a gente gosta do que faz. Tem muitos que falam ‘mas tu é empregada, tu é faxineira’. Tá, mas faxineira para mim é um serviço digno, um serviço como qualquer um e eu não me envergonho nem um pouquinho do que a gente faz”, reforçou Amanda.





































