A Frente Parlamentar em Defesa da Uva e do Vinho Catarinenses foi instalada nessa segunda-feira, dia 3, no gabinete do deputado Marcos Vieira (PSDB), autor da proposta. Participaram do ato Gilmar Trevisol, presidente da Associação da Uva e do Vinho Goethe; Diego Censi, presidente da Associação de Vinhos de Altitude; e Guilherme Grando, presidente do Sindivinho.

De acordo com o deputado Marcos Vieira, a intenção é a de fomentar a produção e a economia catarinense. “Temos um estado que é o quarto produtor nacional de uva e tem sido reconhecido mundialmente pela qualidade dos vinhos, tanto de mesa quanto de altitude, ganhando prêmios e levando o nome de Santa Catarina para muitos lugares”, disse Marcos Vieira. Ouça mais:

 

Além da economia, o turismo também é um mote a ser explorado. “São várias as possibilidades e por isso agradecemos a parceria do deputado Marcos Vieira e com certeza essa Frente será benéfica para todo o setor”, disse Diego Censi, que também é produtor de vinho.

A Frente Parlamentar da Uva e do Vinho também se intercalam com outras pautas defendidas pelo deputado Marcos Vieira, como a ampliação da internet rural, a substituição das redes de energia elétrica monofásica e bifásica para trifásica, a ampliação de rotas da aviação regional, a construção de grandes sistemas de abastecimento de água para o combate à seca e o incentivo aos roteiros diversos de turismo regional.

Também assinaram o requerimento do deputado Marcos Vieira, os deputados Fabiano da Luz (PT), Marcius Machado (PL), Padre Pedro (PT), Rodrigo Minotto (PDT), Camilo Martins (Podemos), Lucas Neves (Podemos), Marquito (Psol) e Napoleão Bernardes (PSD).

Com informações da Agência Alesc