O Grupo de Teatro Revirado está prestes a abrir as cortinas da quinta edição do Festival Nacional de Teatro Revirado. Entre os dias 27 de maio e 1 de junho seis cidades de Santa Catarina serão palco do festival que vem encantado milhares de pessoas há cinco edições. O evento, que se tornou uma referência no cenário artístico do Sul catarinense, marca sua quinta edição com uma proposta ainda mais ambiciosa e inclusiva. Desde sua estreia, em 2017, o festival vem se consolidando como um dos mais importantes do calendário cultural da região, celebrando a diversidade e promovendo o diálogo por meio das artes cênicas.

O 5º Festival Nacional de Teatro Revirado promete encantar o público com uma mostra nacional de peças teatrais. Os espetáculos, tanto inéditos quanto já consagrados, serão destinados a diferentes faixas etárias, incluindo o público infanto-juvenil, adultos e a primeira infância. As apresentações ocorrerão em espaços alternativos, como ruas e praças, e pela primeira vez o Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, também será palco do festival, proporcionando uma experiência única aos espectadores.

Ao longo dos anos, já passaram pelo festival 219 artistas de 55 grupos, totalizando 141 apresentações gratuitas para um público aproximado de 35 mil pessoas, além de atividades formativas. Uma das características mais marcantes deste festival é a descentralização das apresentações. Ao percorrer seis cidades da região sul de Santa Catarina, o evento busca democratizar o acesso à cultura teatral, levando espetáculos de qualidade a diferentes comunidades.

A seleção dos espetáculos será criteriosa, levando em consideração a qualidade artística, as necessidades técnicas e, principalmente, a diversidade de linguagens e representatividades. Uma curadoria especializada, composta por profissionais do teatro e sensíveis às questões interseccionais, será responsável por essa seleção minuciosa. O programa Comando Marconi abordou mais sobre o tema em entrevista com a integrante do grupo, Yonara Marques. Ouça:

 

Para garantir que todos os grupos participantes sejam devidamente reconhecidos e remunerados pelo seu trabalho, o festival oferecerá cachês e ajuda de custo negociados individualmente, além de cobrir despesas com estadia, alimentação e deslocamentos internos.

As inscrições para o V Festival Nacional de Teatro Revirado são gratuitas e estarão abertas até o dia 25 de março (ACESSE AQUI) ou no link também disponível na bio do Instagram do grupo @cirquinhodorevirado. Os grupos interessados podem se inscrever sem limitações e os selecionados serão informados por e-mail.

O 5º Festival Nacional de Teatro Revirado será realizado com recursos da Lei Rouanet e conta com o patrocínio de Giassi, Farben, Eliane e Diamante Energia. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem contatar Reveraldo Joaquim através do WhatsApp pelo número (48) 99644-1849.