Os impactos gerados pelo maior programa estadual de formação superior do Brasil serão apresentados em todas as regiões catarinenses. O “Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor” começará por Criciúma, na segunda-feira, dia 18, e contará com a presença do governador Jorginho Mello, acompanhado de secretários de Estado, da presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, estudantes, além de lideranças dos mais diversos segmentos de Criciúma e região.

A ação ocorre a partir das 19h30, no AM Master Hall, porém, durante o dia, a comitiva cumprirá agenda no Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc; na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e no Cedup Abílio Paulo. Além disso, uma entrevista coletiva está agendada para às 19h, também no AM Master Hall. “Sem dúvidas, o Programa Universidade Gratuita é um divisor de águas em Santa Catarina, sendo ele uma poderosa ferramenta para promover a igualdade de oportunidades, impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer as comunidades locais. A educação é transversal e, com este projeto, todos os segmentos do estado são fortemente impactados pela qualificação dos profissionais e pelo aumento na prestação de serviços”, salienta a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane.

“Ao divulgar os resultados do programa e envolver as comunidades locais, o ‘Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor’ fortalece o nosso compromisso com a educação e incentiva o apoio contínuo ao programa. Isso cria um ciclo virtuoso em que o ensino superior, não apenas transforma vidas individualmente, mas também fortalece as comunidades e impulsiona o progresso do estado como um todo”, acrescenta.

Entre os dados a serem apresentados na noite de segunda-feira estão as horas que os bolsistas ficarão à disposição da sociedade, como uma contrapartida qualificada; relevância desta prestação de serviços e a meta de triplicar a contribuição das instituições de ensino superior comunitárias a todas as regiões do estado, beneficiando setores como saúde, social, economia, entre tantos outros.

“É a grande oportunidade que o Governo do Estado dá para as pessoas realizarem o sonho da graduação. Elas ainda vão perceber que, além de ajudar aquele acadêmico a permanecer na Universidade, estamos dando a chance do primeiro emprego, de colocar no currículo que ela ou ele já trabalhou para Santa Catarina”, cita o governador Jorginho Mello.

Cinco décadas de contribuição com o estado

Além de apresentar os números positivos do programa, o “Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor”, também faz parte das comemorações alusivas aos 50 anos da Acafe.  “Há cinco décadas, a Acafe contribui com o desenvolvimento de Santa Catarina por meio da educação e por diversos projetos instituídos ao longo deste período. São 50 anos de transformação na vida de milhares de pessoas em todas as regiões catarinenses”, enfatiza Luciane.

O secretário de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, enfatizou a relevância do evento que tem como objetivo dialogar sobre o programa e as perspectivas futuras. Nesse sentido, conforme Cimadon, é fundamental contar com a participação dos jovens universitários, dos professores e da comunidade em geral. “Será uma oportunidade ímpar para debatermos os rumos do nosso programa”, declarou.

Agenda do governador em Criciúma – segunda-feira (18/03):

  • 14h: Reunião com setor produtivo, na Acic;
  • 16h30: Visita ao Cedup Abílio Paulo;
  • 18h: Visita ao Iparque, da Unesc;
  • 19h: Entrevista coletiva, no AM Master Hall;
  • 19h30: Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor, no AM Master Hall.

Inscrições abertas

As inscrições para o Programa Universidade Gratuita seguem abertas até o dia 26 de março. Neste ano, a Unesc terá até quatro mil vagas disponíveis para aqueles que querem realizar o sonho do ensino superior.

Para participar, o acadêmico precisa estar matriculado em um dos mais de 40 cursos de graduação presenciais. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções presenciais e os diferenciais de cada um. Já no www.unesc.net/universidade-gratuita estão disponíveis todas as informações sobre o programa.

Além disso, os interessados podem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Outras informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 3431-2545, além do WhatsApp (48) 9 9644-0170. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Os estudantes devem realizar o cadastro no sistema por meio do link: www.sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br e entregar os documentos comprobatórios até as 19h, do dia 26 de março.

Colaboração: Marciano Bortolin / Agecom Unesc