O aumento recente do número de casos de dengue em Santa Catarina acendeu um alerta sobre a importância da prevenção e também da imunização contra a doença. Para auxiliar nesse processo, o Centro de Pesquisa Clínica  (CPC) do Hospital São José de Criciúma é um dos participantes de um estudo sobre a vacina contra a dengue. De acordo com o diretor técnico do hospital, doutor Raphael Elias Farias, os voluntários receberão um tipo de vacina. O objetivo é comparar dois tipos de imunizantes para verificar o nível de eficácia, diferente de outras pesquisas onde é usado um placebo. “O pesquisado e o pesquisador não sabem qual vacina a pessoa vai receber, porque é esse o objetivo do estudo, que as pessoas não saibam e digam o que elas sentiram”, comenta.

Conforme Farias, o estudo irá durar em torno de um ano. O voluntário precisará registrar em um aplicativo tudo o que sentiu nos primeiros 30 dias após a vacinação. “São quatro visitas, nesse primeiro momento, no Hospital São José. Depois, a cada três meses, finalizando o estudo com um ano”, explica. O assunto foi abordado em entrevista no Ponto de Encontro com o doutor Raphael. Ouça mais:

 

Os requisitos para ser voluntário é ter entre 18 e 50 anos, tanto homem como mulher, saudáveis, não ter nenhuma doença crônica, e não ter histórico de dengue ou zika vírus. Os interessados em participar podem entrar em contato diretamente com o Centro de Pesquisa do HSJosé pelo telefone/WhatsApp: (48) 3431-1780.