O carinho, a dedicação e o legado de amor pela medicina e pelas pessoas realizados ao longo da trajetória profissional dos médicos Albino de Souza Filho, Carlos Milioli e Lucio Stopassoli foram reconhecidos, na última semana, no Hospital São José de Criciúma. Foi um momento importante para homenagear três dos grandes profissionais que auxiliaram a construir a história da instituição.

“Temos certeza que este momento é um momento único na vida de cada um, em especial dos homenageados. São mais de 50 anos de vivências de cada um desses profissionais aqui no HSJosé. É história, é vida, é experiência que o tempo não apaga. Quantas pessoas passaram pelas vidas desses médicos, com as quais cada um pode aprender e ao mesmo tempo quantas dores aliviadas, por um olhar, pela escuta, por um remédio? Se o tempo falasse, diria a cada um quão importante foi nesta missão na medicina e, em especial, aqui no Hospital São José. Cada um deles foi esta luz que iluminou vidas, inspirou e fez a diferença. Que os jovens médicos possam inspirar-se no testemunho e na dedicação do doutor Albino, do doutor Carlos e do doutor Lucio Stopassoli. Obrigada pela dedicação ao São José. Somos profundamente gratas por tanto bem e doação, entre as quatro paredes deste hospital”, comentou a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

A homenagem foi realizada com a presença dos familiares dos médicos homenageados, direção, Irmãs, corpo clínico e colaboradores do HSJosé. “Em Criciúma criamos nossa família, no HSJosé desenvolvemos nossas pesquisas clínicas criando os serviços de Clínica Médica e Pneumologia além de outros serviços com o auxílio de outros colegas. Mais uma vez queremos agradecer a Deus pela nossa família, nossa vida e também, por essa homenagem”, enalteceu doutor Albino de Souza Filho, em nome dos três homenageados.

O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre a história de vida na medicina do doutor Albino em entrevista. O especialista é referência na região, também contribuindo com a história da saúde de Criciúma. Ouça na íntegra:

 

Sobre os profissionais homenageados

Dr. Albino de Souza Filho

Natural do Paraná, formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em 1963, Dr. Albino fez residência no Rio de Janeiro, em 1967, e mudou-se para Criciúma, cidade que o acolheu e que reside até os dias de hoje.

Dr. Albino foi o 14º médico a fazer parte do corpo clínico do Hospital são José e desde então desempenhou um papel fundamental no hospital. Foi um grande motivador da educação na medicina e foi o criador da residência em clínica médica da instituição em 2003. E um admirador da música. Sempre encantou a todos quando fazia o som o piano tocas os corações de quem passasse pelo HSJosé.

Dr. Carlos Milioli

Atuando há mais de 50 anos no HSJosé, Dr. Carlos sempre foi reconhecido pela sua dedicação e atenção às crianças. Natural de Criciúma o pediatra cursou medicina na Faculdade Católica de Porto Alegre. Terminou seu curso em 1971. Nos anos seguintes, até 1973, permaneceu em Porto Alegre para concluir sua residência. Sempre atento e sorridente Dr. Carlos sempre afirmou que a pediatria é gratificante, principalmente quando veem crianças nascerem saudáveis.

Dr. Lúcio Stopassoli

Médico dedicado, com uma educação inconfundível, fez uma grande e notável diferença no Hospital São José, nestes anos de vivência e serviços prestados neste lugar.

Graduado em medicina pela Universidade federal de Florianópolis, aos 24 anos, Lúcio é especialista em cirurgia geral. Sua vida profissional em Criciúma iniciou em 1972. Sempre manteve a serenidade e bondade em todos os lugares por onde passava.

Colaboração: Jéssica Pereira / Comunicação HSJosé