A Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José, por intermédio das enfermeiras Amanda Cândido, Renata Mendes, Franciele Kreutz e Jaqueline Martins e do médico captador  Luiz Henrique R. Pacheco, da central de transplantes de Florianópolis,  realizaram nova captação de múltiplos órgãos na manhã desta sexta-feira (07). A doadora foi uma mulher de 45 anos, moradora de Içara.

A confirmação de Morte Encefálica (ME) foi dada pelo médico Neurocirurgião Dr. André Nesi, após a realização dos exames necessários para confirmação. Foi possível fazer a captação de tecido ocular, rins e fígado.

No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica.

Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.

Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.

Colaboração: Katia Farias / Comunicação Hospital São José