Após um início de semana com polêmicas e indefinições sobre a utilização do VAR no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense entre Hercílio Luz e Criciúma, a Federação Catarinense de Futebol confirmou, na noite desta terça-feira, 5, a presença do árbitro de vídeo nos dois jogos do mata-mata. O Tigre visita o Leão do Sul no próximo sábado, dia 9, às 18h, no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão. O duelo da volta, no Majestoso, ocorre no dia 17, às 19h.

Segundo a Federação Catarinense de Futebol, a solicitação partiu de clubes envolvidos e foi seguido o que consta no artigo Art. 44, parágrafo único, combinado com o Art. 149, do Regulamento Geral de Competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF) 2024. Além de Hercílio e Criciúma, o duelo entre Joinville e Avai, também haverá o VAR nos dois jogos das quartas de final.

Até o início da tarde desta terça-feira, o Hercílio Luz estava resistente a não utilização do VAR no jogo de ida. A argumentação do Clube de Tubarão seria as condições precárias do Estádio Aníbal Costa, que não teria estrutura para receber a tecnologia. Além disso, a diretoria do Leão do Sul chegou a negar o VAR relembrando das semifinais do ano passado, quando o Hercílio teve um gol anulado pela arbitragem de vídeo no primeiro jogo da eliminatória.

Com isso, a Federação Catarinense de Futebol passou a negociar com a diretoria Hercilista, a fim de convencer para a utilização do árbitro de vídeo. Por fim, os clubes e a Federação Catarinense de Futebol chegaram a um acordo e o martelo foi batido na noite desta terça-feira, 5.