O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está realizando um chamado para mais doações de sangue. Isso porque é comum que nesta época do ano os estoques de sangue diminuam. Atualmente, o centro possui os estoques O+ e A- reduzidos e o O- em alerta. De acordo com a coordenadora técnica do Hemosc de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira, a época do ano registra essa baixa por conta do fim das férias escolares e do trabalho, além de ser um período em que existe os feriados prolongados.

Por esses fatores, o Hemosc reforça sobre a importância de doar sangue. Além de relembrar as pessoas que já são doadoras, a ação também busca chamar novos doadores. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. Entenda mais:

 

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento com foto. Além disso, uma pessoa que foi vacinada contra a Covid-19 poderá doar após sete dias depois de ter feito a aplicação. Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue acessando aqui.

As pessoas de Criciúma e região que querem doar sangue, precisam realizar agendamento através do site do Hemosc ou ligar pelo telefone no número (48) 3444-7410. Acompanhe o trabalho feito pelo Hemosc através das redes sociais: FacebookInstagram e Site.