Em época de Carnaval é comum ocorrer acidentes em todo estado por conta de viagens diversas pelas rodovias. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisa estar com o estoque em dia para suprir a necessidade de todos os tipos sanguíneos, pois são muitos os atendimentos para salvar vidas. A responsável pelas coletas da hemorrede do Hemosc, Liliane Wendling, ressaltou que nessa época de verão e comemorações é muito importante ter doadores porque aumenta a demanda.

Segundo Liliane, o sangue do tipo O- está em alerta, pelo fato de ter poucas quantidades. “Precisamos de doadores do O-, também estamos com o estoque reduzido de sangues do tipo A- e do O+. Os tipos sanguíneos que estão com os estoques estáveis são A+, B-, AB- e AB+, pois há uma boa quantidade disponível nos hemocentros. O único estoque adequado no momento é o B+”, informou a representante do Hemosc.

A profissional do Hemosc destacou, em entrevista à Rádio Marconi, que qualquer pessoa saudável a partir dos 16 anos pode ser uma doadora. Ela deu algumas dicas de quem pode ou não doar. “Se a pessoa tem 16 anos deverá estará acompanhada de um responsável. Doadores ou doadoras a partir dos 18 anos já podem ir sozinho. Para ser um doador é necessário estar em bom estado de saúde, ir bem alimentado no dia da doação, esteja com as vacinas em dia. Quem fez cirurgia recente é bom aguardar também. A pessoa passa por uma entrevista para saber se há algum motivo que a impeça de doar”, apontou Liliane.

Ouça a entrevista completa com a responsável pelas coletas da hemorrede do Hemosc, Liliane Wendling, para a Rádio Marconi:

 

Horário de funcionamento durante o Carnaval

O Hemosc convida os doadores para que façam seu agendamento para doação e compareçam a um dos sete hemocentros (Florianópolis, Criciúma, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau e Joinville) e duas Unidades de Coleta (Tubarão e Jaraguá do Sul). De acordo com a responsável pelas coletas da hemorrede em Santa Catarina, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estará aberto normalmente no período de Carnaval. “A exceção é na terça-feira, dia 13 de fevereiro, pois os hemocentros estarão fechados nesta data”, disse Liliane Wendling.

12/02 (segunda-feira): Atendimento normal;

13/02 (terça-feira): Hemorrede fechada para atendimento a doadores e pacientes;

14/02 (quarta-feira): Atendimento normal.

Da Redação

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.