A empresa urussanguense Central Alumínio é a única do Brasil que comercializa perfis de alumínio com Selo Verde do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente. O selo atesta que a empresa vivencia os aspectos de sustentabilidade, agregando valor positivo as suas ações, marcas, produtos e serviços. A utilização do selo auxilia o mercado consumidor a distinguir boas práticas de responsabilidade socioambiental, sendo uma atitude consciente e de respeito à vida das gerações futuras e a preservação do meio ambiente, inclusive agregando valor junto ao mercado de exportação.

A história da empresa iniciou há cinco anos em um galpão na Linha Pacheco através de uma ideia de Cristiano Pereira. A iniciativa visava valorizar a reciclagem do perfil de alumínio. O empreendimento começou na própria comunidade, onde Cristiano coletava o alumínio em pequenas quantidades de empresas da região. O material era coletado até formar cargas maiores, quando Cristiano revendia para outras empresas. A ideia foi tomando forma e crescendo com o tempo, até que o grupo passou a atender empresas maiores. Foi daí que Cristiano viu a necessidade de buscar um novo sócio, que foi o Leandro Spricigo da Conceição.

Hoje, o grupo Central Alumínio coleta todo o alumínio, faz a preparação e descontaminação, para, posteriormente, fundir para fazer o tarugo e mandar para outras empresas que fazem o perfil de alumínio. O grupo possui duas empresas: Central Metais, que trabalha com a parte de coleta, reciclagem e limpeza do material; e a Central Comércio de Alumínio, que comercializa os perfis. O programa Comando Marconi abordou a história da Central Alumínio em entrevista com Cristiano e Leandro. Saiba mais e conheça sobre o Selo Verde. Ouça:

 

O grupo sempre valorizou a sustentabilidade em seu processo seletivo e foi isso que permitiu a conquista do Selo Verde. A empresa entrou em contato com o Instituto Chico Mendes para ver a possibilidade de ter o selo. A partir daí, o Instituto analisou vários fatores da empresa, com foco no meio ambiente, além de saber se o grupo está em dia com as obrigações, tendo o compromisso com os colaboradores e funcionários. Uma auditoria foi realizada e o Grupo Central Alumínio foi certificado com o Selo Verde, que possui validade de um ano, e faz parte do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (PROCERT).

“A gente iniciou do zero, com uma ideia minúscula, e hoje a gente ser certificado é realmente muito gratificante. Realmente nos enche de orgulho, não é da boca para fora não, a gente sabe do bem que está fazendo, a gente sabe que a sustentabilidade não é uma coisa supérflua. Precisamos fazer cada um a sua parte, e temos a consciência de que a nossa parte estamos tentando fazer da melhor forma possível”, comentou Cristiano.


Siga o grupo Central Alumínio nas redes sociais acessando aqui.