Milhares de fiéis participaram da ‘Concentração Diocesana e da Missa em Ação de Graças’ pelos 25 anos de fundação da Diocese de Criciúma, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Representantes de todas as paróquias estavam presentes para comemorar o encerramento do jubilei de prata da Diocese de Criciúma. Bispos de outras dioceses de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, padres de todas as paróquias da Diocese de Criciúma também prestigiaram a missa. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Dom Jacinto Inácio Flach.

A celebração iniciou às 15h, momento em que o Bispo Dom Jacinto acolheu a todos. “No amor de Cristo estamos aqui reunidos nesse Santuário dedicado ao Coração Misericordioso de [Jesus]. Que nessa hora, três horas da tarde, entregou a vida por amor a cada um e a cada uma de nós que estamos aqui celebrando nesse lugar abençoado”.

Também prestigiaram a concentração, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Porto Alegre/RS, Dom Jaime Spengler; o coordenador da CNBB Regional Sul 4 e Bispo de Diocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri; o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck; o Bispo Emérito de Montenegro/RS, Dom Paulo Antônio De Conto; o Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin; o Bispo da Diocese do Rio do Sul, Dom Onécimo Alberton.

O repórter Edi Carlos conversou com os Bispos e repercutiu as mensagens durante o programa Giro Final de segunda-feira, dia 21. Ouça:

As paróquias de Urussanga também marcaram presença na celebração. O pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Giliard Cesconetto Gava, disse que foi um momento de graças e bênçãos. “Com alegria a gente veio, se unindo na alegria diocesana de todas as comunidades”. Padre Giliard fez a entrega de um presente ao Bispo. “O povo de Urussanga, querendo se fazer mais próximo da festividade de Dom Jacinto, doou o cajado do pastor, que nós chamamos de “Báculo Episcopal”, que é o símbolo do governo e também o símbolo do serviço. E assim o povo de Urussanga quis dizer ao Dom Jacinto que ele não está sozinho, ele é sustentado pela oração e pelas nossas comunidades”, lembrou. Confira abaixo o momento em que o Padre Giliard faz a entrega do presente ao Bispo Dom Jacinto:

O pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Valdemir Luiz De Bona, destacou que o dia 20 de agosto ficará marcado na história de todos que fazem parte da Diocese de Criciúma. “A nossa Paróquia também esteve presente com um número bastante grande. Agradeço a todas as nossas comunidades. E assim que a gente constrói a nossa unidade, a nossa paz. Fica aqui o meu abraço a todos”, evidenciou Padre Miro.

Confira mais na reportagem do Edi Carlos de Rezende:

Mais informações e imagens podem ser conferidas no site da Diocese de Criciúma.

Concentração marca o Jubileu de Prata da Diocese de Criciúma