A última menstruação na vida de uma mulher marca a menopausa. A idade média para isso acontecer é entre 49 e 51 anos.  Essa data é a mais importante do período conhecido como climatério, no qual a mulher apresenta os primeiros sinais de falência ovariana. O período só vai encerrar com o início da senilidade, aos 65 anos de idade. De acordo com a ginecologista e obstetra Bianca Bez Batti De Pellegrin, existem uma série de sintomas que podem afetar as mulheres, mas não de forma obrigatória, já que cada uma possui um organismo diferente.

O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista com a doutora Bianca no programa Ponto de Encontro. Ouça na íntegra:

 

Muitas mulheres que estão na menopausa costumam sentir os calorões. A doutora Bianca explica que o calorão é uma súbita sensação de calor que a mulher tem, principalmente no rosto, pescoço, parte superior do tronco e membros superiores. Além disso, outros sintomas podem ser observados, como a irregularidade menstrual, ressecamento vaginal, dor em relações sexuais, coceira e sensação de ardência. Distúrbios de humor e sono, alterações da libido e osteoporose também podem ser notadas em mulheres na menopausa.

A doutora Bianca ressalta que, mesmo após parar de menstruar, a mulher deve ir nas consultas com o ginecologista. Isso porque outras áreas da saúde feminina ainda devem ser verificadas, como forma de prevenção. Além disso, qualquer queixa sentida pela paciente deve ser relatada a um profissional, que realizará exames para saber o que está gerando o desconforto.

É fundamental que as mulheres continuem a cuidar da sua saúde ginecológica, pois a menopausa traz mudanças significativas no corpo e o acompanhamento regular pode ajudar na prevenção e detecção precoce de diversas doenças

Agende uma consulta com a ginecologista Bianca Bez Batti de Pellegrin:

Consultório Urussanga: Rua Vidal Ramos, número 170, primeiro andar, sala 5, Centro. Telefones: (48) 3465-1798 / WhatsApp (48) 9 9600-5079.

Consultório Orleans: Rua Vereador Afonso Zanini, número 351, Barro Vermelho. Telefones: (48) 3466-0671 / WhatsApp (48) 9 9108-5418.

Consultório Criciúma: Rua Barão do Rio Branco, número 188, Centro, Criciúma. Telefone: (48) 9 9175-6888.

Confira mais dicas e orientações nas redes sociais: FacebookSite Instagram.

O Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, no horário das 10h às 13h, pela 99.9 FM e plataformas digitais.