Os dias quentes de verão são propícios para uma praia, piscina ou rio. Porém, apesar da diversão nesses ambientes, é essencial que as mulheres fiquem atentas aos cuidados com a região íntima. De acordo com a ginecologista Bianca Bez Batti De Pellegrin, o calor e a umidade são fatores que geram a proliferação de microrganismos que podem causar corrimento e desconforto na região íntima.

A principal recomendação da especialista é evitar ficar muito tempo com roupas molhadas, como o biquíni. Além disso, é essencial usar roupas confortáveis durante os dias quentes, evitando peças muito justas e que possam abafar a região íntima. As calcinhas devem ser de algodão, já que o material colabora com a transpiração e não abafa a região. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a doutora Bianca. Ouça mais na íntegra:

 

Sobre a higiene, a ginecologista reforça que não se deve lavar a vagina por dentro, apenas a parte externa. A limpeza deve ser feita com um sabonete neutro, como o de glicerina para bebês, já que a região é sensível. Sabonetes íntimos com perfumes não devem ser utilizados, já que podem afetar o PH da região, causando diversos problemas à saúde.