Em maio de 2022 haverá a comemoração do aniversário do Gemellaggio, são os trinta anos do pacto de amizade entre a cidade brasileira e Longarone, na Itália. Uma programação cultural está sendo preparada. A celebração do pacto ocorre na mesma semana do aniversário de 144 anos de Urussanga. Uma ação que já está confirmada é a Sessão Solene para haver a reafirmação do pacto de amizade, no dia 26 de maio de 2022.

Na manhã desta quarta-feira (02), o presidente da Comissão Organizadora do evento, Luiz Antonio Fabro, juntamente com o Prefeito em exercício, Jair Nandi, apresentaram todos os integrantes da comissão que organiza o Aniversário do Gemellaggio.

Ouça mais detalhes com o repórter Edi Carlos De Rezende, ele esteve no Salão de Atos da Prefeitura de Urussanga:

 

Conheça os membros da Comissão Organizadora:

Presidente: Luiz Antonio Fabro, ele representa o Prefeito Municipal. Graduado em matemática, pós-graduado em Gestão Empresarial. Assessor Parlamentar e Coordenador do Gabinete Santa Catarina do Deputado Federal Ricardo Guidi. Vereador por três mandatos, foi o relator da Lei Orgânica e Presidente da Câmara Municipal. Autor de Leis que declaram de Utilidade Pública as seguintes entidades: Associação dos Descendentes e Imigrantes Friulanos, Associação Bellunesi Nel Mondo, Associação Veneta de Santa Catariana, Associação Triveneta e Escola de Língua Italiana “Padre Luigi Marzano”. Criou, através de lei, a Semana da Língua Italiana e o Arquivo Público e Histórico Municipal. Fundador da Associação Comunitária do Rio Maior (Acrima) e da União das Associações de Moradores, Comunitárias e Similares de Urussanga (Uamu). Em 1991 compôs a Delegação Oficial para assinatura do Gemellaggio em Longarone e em 1992 e foi Tesoureiro da Comissão Organizadora em Urussanga.

Vice-Presidente: Scheila Zomer Bosa, ela representa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Graduada em Optometria. Gestora de lojas comerciais. Presidente da CDL entre 2016/2021 e atual Vice-Presidente. Presidente da Associação Amici Di Longarone e membro da Associação Trevisana Nel Mondo e do Lions Clube.

Primeiro Secretário: Eduardo Cechinel Bonetti, ele representa as entidades culturais. Graduado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade de Pavia, na Itália. Analista de Comércio Exterior, Agente Cultural e professor de italiano. Presidente da Associação Trevisani Nel Mondo e Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior  (Comites).

Segundo Secretário: Rosana Alves de Costa, representa a Educação e Poder Executivo. Pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia institucional. Professora efetiva da rede municipal e atual Diretora da Escola Municipal Vereador Rosalino Damiani, do Bairro Bel Recanto. Voluntária da Igreja Católica.

Primeiro Tesoureiro: Gialdino da Luz, representa a Associação Empresarial de Urussanga (Aciu). Engenheiro de Materiais, pós-graduado em Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Dirigentes. Gerente Industrial na Dexco divisão de Revestimentos Cerâmicos das Unidades de Urussanga. Foi Presidente da Associação de Moradores do Bairro Carol é o atual Presidente da Associação Comercial e Industrial de Urussanga (Aciu).

Segundo Tesoureiro: Elson Roberto Ramos, representa o Poder Legislativo. Formado em Educação Física. Vereador no seu terceiro mandato é o Presidente da Câmara Municipal. Membro da Diretoria da APAE e da Associação de Moradores do Bairro da Estação.

Sobre o Gemellaggio

O pacto de amizade foi firmado em 1991, na Itália. No ano seguinte, em 1992, o pacto foi assinado em Urussanga. O acordo é lembrado no dia 26 de maio, data de comemoração do aniversário da cidade; já em Longarone, o dia é comemorado em 06 de outubro.  O diretor de cultura de Urussanga, Nevton Bortolotto, explica que o gemellaggio exige que haja algo em comum entre duas comunidades e que seja desenvolvido conjuntamente, como a cultura, tecnologia, gastronomia, economia, amizade e afins. Estas áreas que serão desenvolvidas são definidas no estatuto das duas cidades. “Urussanga possui uma relação muito forte com Longarone. Muitos que fundaram o município vieram desta região da Itália e de cidades do entorno da província de Belluno. O elo que nos une a Longarone é o elo sanguíneo, que é mais forte do que qualquer outra coisa”, frisa o diretor.

Bortolotto explica que a relação entre os municípios não envolve somente a amizade e as questões históricas, mas também as parcerias culturais, tecnológicas e comerciais. Inclusive, estes fatores foram definidos no Gemellaggio entre Urussanga e Longarone. Além disso, a parceria entre as duas cidades possibilitou a facilidade da dupla cidadania italiana, que contribuiu para que jovens urussanguenses pudessem viver na Itália e em outros países europeus. “Quantas centenas ou milhares de jovens aqui do nosso município e da nossa região, através do Gemellaggio, viabilizaram uma atividade comercial na Europa. Hoje são empreendedores aqui ou eles conseguiram uma situação econômica para si e para a família muito melhor do que poderia ter sido se tivesse ficado aqui”, ressalta o diretor de cultura.

O Prefeito Nandi assinou o Decreto que institui a Comissão Organizadora da comemoração dos trinta anos do aniversário do Gemellaggio. Veja abaixo:


Da Redação / Edi Carlos De Rezende