O filme documentário “Azambuja: A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina” conta a história dos imigrantes e os motivos que fizeram eles virem ao Brasil. A obra realizada é um presente especial para o município de Pedras Grandes, já que neste ano completa 145 da Imigração Italiana em Azambuja. O documentário será exibido nesta sexta-feira, dia 25, no Centro de Vivência do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Essa será a segunda exibição do filme, que foi pré-lançado em dezembro, em Araranguá. A sessão especial será restrita a alguns convidados antes da exibição na Itália, no mês de abril, na inauguração do Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI) de Gênova, fruto do convênio do Unibave.

A produção tem cenas rodadas no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) e ampla pesquisa elaborada no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (Cedohi). O filme tem participação de colaboradores do Unibave, como a diretora de Cultura, Edina Furlan, que interpreta algumas cenas. A pesquisa foi realizada pelo museólogo Idemar Ghizzo e pela diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que também contribuem com depoimentos no filme.

O diretor geral do filme, Josué Genuíno, revela que a experiência foi gratificante. “Foi um filme feito com produção e artistas locais, quebrando os paradigmas de que ‘santo de casa não faz milagre’”, declarou. Ele afirma, ainda, que a produção ficou satisfeita com o resultado do filme, que é classificado como documentário pelos produtores. Azambuja mistura depoimentos com cenas dramatizadas em cenários como o Museu Ferroviário, de Tubarão, e o Museu ao Ar Livre, de Orleans. Foram nove os municípios que serviram de cenário para a produção e que agora devem virar rota para exibição. “Vão acontecer eventos de exibição nas cidades onde foi gravado, provavelmente durante as festas”, revela Josué.

O diretor Josué, a museóloga e diretora do Museu Valdirene, e o reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza, participaram do programa Comando Marconi e falaram mais sobre o filme documentário. Confira:

 

Veja também o trailer do filme documentário:

Colaboração Ascom Unibave