Lançado em 11 de junho de 2020, o filme catarinense “ALBERTINA” foi reconhecido em premiação nos Estados Unidos e também é indicado na Itália e no Canadá. O longa-metragem foi dirigido pelo urussanguense Luiz Fernando Fernandes Machado e se passa no município de Imaruí. A obra conta a história de Albertina Berkenbrock, que foi beatificada pelo Vaticano em 2007 e possui processo de canonização tramitando na Santa Sé. A produção do filme capacitou aproximadamente 3 mil moradores imaruienses para que pudessem atuar durante as filmagens. A obra cinematográfica foi produzida pela Boanova Films.

A obra ALBERTINA foi premiada como o melhor longa-metragem no Festival de Cinema do Detective Crime Thriller, em Los Angeles. Luiz Fernando também ressalta sobre outras premiações que o filme está concorrendo, como: prêmio de melhor filme cristão pelo Festival Ascendence International Film Festival, no Canadá, e na categoria melhor longa-metragem no Festival Nazionale del Cinema e della Televisione – Città di Benevento, na Itália. Além disso, ALBERTINA está concorrendo aos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além dos reconhecimentos internacionais, a obra recebeu moção de aplausos nos legislativos de Imaruí, Urussanga e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “Para nós da Boanova Films é muito importante esse reconhecimento, não só pela questão do filme da Albertina, mas também pela forma como ele é feito, que é pedra sobre pedra. É um empreendimento nosso, é uma forma de fazer cinema que envolve um pacto social para diversos setores da sociedade. O filme abrange a comunidade, prefeitura, industrias e empresas”, comenta Luiz Fernando.

Ouça a entrevista completa com Luiz Fernando e a mensagem especial do padre Auricélio Costa, reitor do Santuário da Beata Albertina:

 

A Boanova Films capacitou a população do município para a atuação no filme. Inclusive, a protagonista também. As irmãs que interpretam a Albertina, Suieny e Jhulieny Espíndola nunca haviam atuado antes. Com a preparação junto a equipe, conseguiram desenvolver o papel que é tão importante para a obra.

Diretor Luiz Fernando f. Machado com o roteirista Chico Caprario — Foto: Boanova Films / Divulgação

Sinopse de ALBERTINA

No início do século XX no interior do município de Imaruí, no estado de Santa Catarina, nasce uma alma cristã que persiste crer na bondade humana, mesmo diante das iniquidades deste mundo.

Ela é ALBERTINA, filha de colonos descendentes de alemães católicos, mesmo em tenra idade, na fé ela encontra a serenidade e o conforto espiritual.

Sua vida é uma resposta e incontestável proposta aos infortúnios e desafios da sociedade em todos os tempos. Seu carisma e testemunho atraem o que há de melhor no ser humano, mas também o que pode existir de pior.

Confira o trailer do filme a seguir:

Assista ao filme completo comprando a obra aqui.