Nova Veneza se transformará no destino de toda a região e da cultura italiana no Brasil com a abertura da tão esperada Festa da Gastronomia Típica Italiana. Na sua 18ª edição, o evento que celebra os 133 anos de colonização italiana e os 66 anos de emancipação político-administrativa começará no dia 20 de junho às 20h e se estende até o dia 23, prometendo ser um espetáculo de sabores, sons e tradições.

A Festa da Gastronomia é uma celebração anual que enaltece a rica herança cultural dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região. Durante o evento, os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de comidas típicas, desde massas artesanais e pizzas autênticas até vinhos coloniais e finos, produzidos na cidade. “Muitos dos nossos restaurantes trazem consigo receitas tradicionais passadas de geração em geração. E isso garante a qualidade e o sucesso da nossa gastronomia, não só na festa, mas durante todo o ano”, enaltece a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi. Ouça mais:

 

Além da gastronomia, a festa é uma imersão na cultura italiana com uma programação diversificada que inclui apresentações musicais, dança folclórica e, claro, o Carnevale di Venezia, que convida o público a cair em um baile pelas ruas centrais da cidade. É um dos pontos altos do evento, trazendo a magia e o mistério das máscaras venezianas para as ruas de Nova Veneza. Desfiles com trajes exuberantes e máscaras atraem os visitantes para a atmosfera encantadora dos carnavais históricos de Veneza, na Itália.

A expectativa para a festa é alta, com turistas de várias partes do Brasil confirmando presença. “Os nossos hotéis estão lotados e muitos turistas vão ter que buscar alternativas em cidades próximas. E isso é a prova da consolidação da nossa festa, que a cada ano conquista quem participa com a nossa cultura, jeito de fazer uma festa totalmente gratuita e com a participação de toda a cidade. Quem vier, já neste final de semana para a cidade, já vai sentir o clima que será a festa na semana que vem”, pontua o prefeito Rogério Frigo.

Dois palcos e mais de 40 shows gratuitos

Na abertura das festividades, a banda gaúcha Papas de Língua sobe no palco principal com os sucessos dos 30 anos do grupo. A turnê comemorativa “Reunião”, está passando pelos principais palcos do país e grandes festivais. Neste retorno, o Papas resgata sua formação original com Serginho Moah (voz e violão), Leo Henkin (guitarra e violão), Zé Natálio (baixo) e Fernando Pezão (bateria).

E até o dia 23, mais de 200 artistas vão subir nos palcos da Festa trazendo muita música italiana, regional, grupos de dança e corais. Entre as atrações que já são sucesso entre o público está a dupla Neguinho e Emanuel, Família Azzolini, Elton e Everton, Brenno e Edu, JJSV, Bloco do Fiui, entre outros.

Todos os shows são gratuitos e a programação completa pode ser conferida no Instagram oficial da Prefeitura de Nova Veneza (@prefeituranovaveneza).

Colaboração: Lucas Sabino / Assessoria de Imprensa