Vários artistas estarão expondo suas obras em uma feira especial. Com inspiração nas feiras de rua dos países da Europa, as amigas Nárriman Freccia e Rafa Oliveira se uniram para organizar a primeira Feira Cultural O Turco. O evento estava programada para acontecer nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, mas devido ao mau tempo, a feira será realizada no próximo mês, dia 11 de novembro, das 10h às 18h, no estacionamento do Turco Espetinho de Rua, próximo ao Pub Rock Hotel, em Urussanga.

Nárriman explica que sempre se sentiu inspirada nas feiras de outros países. Segundo ela, a região também possui feiras, mas são dentro de eventos maiores, como na Festa do Vinho. “Porém, muitos artistas, muitas pessoas que fazem muita coisa linda não têm essa oportunidade de expor, de estar mostrando e de ter essa visibilidade”, comenta. Recentemente, Nárriman, que é artesã têxtil, criou uma marca, incluindo-se também em um projeto existente em Laguna, também promovendo feiras no município junto com outros artistas. A partir daí, iniciou-se um desejo de desenvolver a feira também em Urussanga.

Em um dia de descontração lanchando no Turco Espetinho de Rua, no início de 2023, a ideia surgiu novamente através do marido de Nárriman, que comentou sobre o projeto. O proprietário do Turco gostou da ideia e também disse que pensava em desenvolver algo do tipo. Os meses foram passando e o projeto foi tomando forma. Foi aí que Nárriman conheceu Rafa, que é arquiteta e também realiza trabalhos de design gráfico. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro. Entenda mais sobre a feira:

 

Os apoiadores, Charles Cancellier e Rafael Darella, visualizam a feira como um lugar para aproveitar o dia, ouvir boa música, tomando um bom chope, acompanhado do hambúrguer do Pub, ou o churrasquinho do Turco e sobremesas deliciosas. “A questão da feira, não pensando só financeiramente, na venda do produto, mas é ter a visibilidade, é mostrar o que nós temos aqui na região, o que temos em Urussanga”, ressalta Nárriman. A expectativa é que a rua seja fechada para poder atender todos os artistas já confirmados na feira.