A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma está promovendo a primeira edição do ano do Café de Ideias, na manhã desta quinta-feira, dia 28. A entidade irá apresentar uma pesquisa realizada em parceria com o Sebrae com o objetivo de fomentar o comércio criciumense. O Estudo de Potencialidades do Varejo foi realizado ao longo do segundo semestre de 2021 com base em dados socioeconômicos e entrevistas com empreendedores e consumidores, analisando todo o território da cidade.

Como resultado, de acordo com o consultor do Sebrae, Timóteo Farias, foram identificadas e elaboradas 13 sugestões de pré-projetos a fim de potencializar as empresas e as regiões que já possuem centros econômicos desenvolvidos. “Este trabalho nos dá uma visão de médio e longo prazo. Com base nos dados obtidos, podemos pensar em possibilidades muito interessantes, sempre de olho nas tendências de futuro”, enfatiza.

A ideia é apresentar o estudo aos lojistas para que eles analisem as iniciativas sugeridas, conhecendo-as melhor e, por que não, colocando-as em prática. “A partir deste diagnóstico conseguiremos olhar nossa cidade com outros olhos, levando em conta as mudanças de comportamento do consumidor e os modelos de negócio das empresas já instaladas no município. Assim será possível criar ambientes mais saudáveis de colaboração, redes de cooperação locais, desenvolver lideranças para este novo cenário que se apresenta”, complementa Farias.

O presidente da CDL, Tiago Marangoni, reforça que o estudo dá à diretoria da entidade uma visão de futuro mais clara, assim como aponta algumas possibilidades antes não pensadas. “O projeto foi realizado de maneira minuciosa e detalhada, com entrevistas, dados e muita pesquisa. A partir dele teremos algo mais palpável, uma base sólida para as próximas ações que deverão ser realizadas pela CDL”, afirmou. O evento acontece durante a manhã de hoje, dia 28.

Ouça mais na entrevista completa com Tiago para o programa Comando Marconi:

 

Comunicação CDL Criciúma