A escoliose é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna. O problema afeta, principalmente, dois grupos de pessoas: crianças e adolescentes, e idosos. De acordo com o neurocirurgião doutor Matheus Lopes, além da escoliose que costuma afetar crianças, existe a escoliose degenerativa, que está relacionado ao envelhecimento da pessoa. Na infância e adolescência, os pais geralmente percebem o problema visualmente, já que a escoliose não causa dores. “Às vezes uma assimetria nos ombros, uma assimetria na coluna, vai percebendo que a criança está ficando um pouquinho torta e muitas vezes não dá dor”, explica.

O especialista ainda ressalta que, por não causar dores, a escoliose pode desenvolver problemas mais sérios conforme se agrava. “Quando a curva vai ficando mais acentuada, pode causar restrições em alguns órgãos da parte interna da caixa torácica e do abdômen”, comenta. “Pode afetar também crianças com outros tipos de doença, como paralisias cerebrais e doenças neuromusculares”, acrescenta. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com o doutor Matheus. Ouça na íntegra:

 

De acordo com o doutor, o diagnóstico é realizado através de uma inspeção visual. Em um teste simples, que os pais podem fazer com os filhos em casa, a criança deve se agachar para frente. Com o teste, é possível verificar a simetria dos ombros, podendo identificar se eles são tortos ou não. “Existem dois tipos, basicamente, de escoliose, uma em C e uma em S. A pessoa pode ficar curva para um lado ou pode ficar com a coluna parecendo um S, e aí, consequentemente, o ombro fica desnivelado e a bacia também”, esclarece. Após a análise visual, o recomendado é que um especialista de coluna seja consultado.

O doutor Matheus também explica que a escoliose pode ser desenvolvida antes mesmo do nascimento, quando o bebê está na barriga da mãe. “Existem muitas crianças que já nascem com problema de escoliose, muitas vezes como consequência de uma patologia neuromuscular ou a má formação na coluna”, comenta. Em idosos, a escoliose aparece por causa do envelhecimento, no qual há o desgaste da coluna, surgindo outros problemas como hérnia de disco, artrose e afins.

Com o diagnóstico, o tratamento deve ser realizado, podendo ser físico, com o uso de coletes, ou cirúrgico. Cada tratamento depende do tipo de cada paciente.

Doutor Matheus Lopes

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG), especializado em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Professor e consultor em cirurgia endoscópica de coluna em diversos cursos no Brasil e exterior.

Doutor Matheus Lopes foi o convidado do Ponto de Encontro. Foto: Reprodução / Redes Sociais