O Dia Nacional da Reciclagem é 05 de junho. E saber onde depositar o rejeito pode contribuir em benefício de muitas famílias! Desde 2007, ano de instalação da cooperativa, o sustento de 19 famílias urussanguenses vem da separação de objetos da Coleta Seletiva da Região Sul de Santa Catarina, realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures). Algumas pessoas já desempenham a função de separação do lixo há 20 anos, quando não havia a estrutura necessária para a Cooperativa de Reciclagem Rio América.

Nossa reportagem esteve no Aterro Sanitário de Urussanga, onde funciona também a Cooperamérica. O repórter Edi Carlos De Rezende acompanhou, na tarde de segunda-feira (04 de junho), uma das equipes que tralhava no local. São dois grupos, um pela manhã (das 07horas às 12 horas), e outro grupo (das 12 horas às 17 horas). Ao todo são seis homens e 13 mulheres que fazem de sua rotina uma jornada incansável para aproveitar o que a grande maiorias da população pensa ser sem valor. Saiba o que é feito com aquela sobra que você separa na sua casa, todos os dias.

Ouça o trabalho especial:

 

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado em 17 de maio, data instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Todas as pessoas podem contribuir para a reciclagem, em qualquer lugar, é só verificar onde tem lixeiras indicativas, veja:

Lixeiras Ecológicas. (Foto: Divulgação)

 

O refrigerante do final de semana, o óleo da salada, o chocolate depois do almoço, a caixa de leite, o sabão em pó, a cervejinha e até o aparelho de TV que você não quer mais, são produtos consumidos no dia a dia. E depois, embalagens e mais embalagens vão para o lixo. Você está fazendo este descarte de forma correta? Veja o trabalho realizado pelos profissionais da Cooperamérica.

Fotos: Edi Carlos De Rezende / Repórter