Manter o corpo em movimento é fundamental, principalmente com a aproximação de dias mais frios. De acordo com o fisioterapeuta Andrey Burlamaqui, do Espaço Integrale, o frio gera retrações. “Essa retração, essa contração que o frio gera, até como um mecanismo de defesa, isso vai gerar uma limitação da circulação sanguínea, onde ocasiona realmente o problema”, explica. Conforme o especialista, quando o sangue não flui como deveria é comum sentir dores musculares. Por isso, a necessidade de se manter uma rotina de exercícios físicos.

Para Andrey, todas as pessoas podem ser afetadas com as dores no frio, mas o principal público afetado são os idosos. “Porque já têm, pela idade, uma questão de limitação do fluxo sanguíneo, como eu falei, que é o principal fator que vai disparar o gatilho da dor, é essa obstrução por causa da retração muscular”, esclarece. No entanto, para o especialista, pessoas sedentárias também podem ser afetadas com as dores. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com fisioterapeuta Andrey. Ouça mais:

 

O fisioterapeuta destaca que os órgãos de saúde recomendam 30 minutos diários de exercícios físicos para evitar o sedentarismo. No Espaço Integrale, os profissionais contam com uma metodologia especial que possui diversas técnicas. Esses procedimentos auxiliam no alívio das dores musculares. “Através dessa metodologia da quiropraxia, da reeducação postural global, da acupuntura, e toda essa visão das abordagens psicológicas que a gente desenvolveu no nosso método, a gente busca levar as pessoas dentro dessa metodologia, favorecer o movimento correto das articulações, a fluidez, não só as articulações, mas os nossos músculos”, comenta.