Técnicos do Plano de Contingência Municipal para Educação (Plancon Edu) vistoriaram as escolas da Rede Municipal de Educação em Urussanga. A vistoria, realizada na última semana, teve como objetivo o acompanhamento da execução das medidas sanitárias. O Plancon Edu visa preparar as instituições de ensino para o retorno às aulas presenciais em Santa Catarina em função da pandemia da Covid-19.

O Plano estipula diretrizes sanitárias, pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, informação e comunicação. Da mesma forma descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças.

Este documento é composto por oito diretrizes de ações operacionais. Contém um Caderno de Apoio com perguntas e respostas que subsidiam a elaboração do Plano, e um Tutorial de Metodologias Ativas para Contextos Extremos a fim de auxiliar os professores em suas atividades pedagógicas.

As vistorias ocorreram em unidades educacionais do município, que revelou uma situação tranquilizante diante de um cenário pandêmico, observou o coordenador da Defesa Civil da região da carbonífera, Rosinei da Silveira. “A percepção de riscos, a resiliência e a autoproteção e a proteção comunitária são os componentes educacionais do atual momento, devidamente experimentados pelos atores sociais da escola e revelando novas ecologias de aprendizagem”, afirmou.

A secretaria de Educação, Janea Possamai, salienta que o Plano já está implantado, e com ótimos resultados neste primeiro momento. Devem-se continuar as medidas preventivas para a não propagação do vírus. “As visitas de fiscalização são importantes para verificar o cumprimento das adequações sanitárias, contidas no documento de cada Unidade Escolar. Temos regramentos seguros nas escolas, mas todos devem colaborar para essa segurança. Evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscara corretamente e higienizar as mãos.  São importantes atitudes que evitam a disseminação da Covid -19”, finalizou Janea.

Participaram da atividade, a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil Municipal e Vigilância Sanitária.

Colaboração: Nayglon Goulart  / Assessoria de Comunicação